Assinar
Covid-19

Covid-19: Surto nos Correios de Caldas da Rainha com 14 infetados

Ainda nas Caldas da Rainha há um novo surto no hospital, com 16 doentes infetados. Em Peniche, um lar tem três dezenas de infetados, entre funcionários e utentes.

Imagem de caixas de transporte de correspondência postal

Catorze trabalhadores da estação dos Correios de Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, estão infetados com covid-19, disse hoje, sexta-feira, o coordenador da Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte.

Jorge Nunes afirmou à agência Lusa que o surto começou há uma semana, tendo sido testados 61 trabalhadores, dos quais 14 tiveram teste positivo à covid-19.

Os casos positivos estão em isolamento profilático a recuperar da doença em casa, estando a estação a funcionar com os restantes funcionários, adiantou.

Já no Hospital das Caldas da Rainha, onde foi anunciado ontem, quinta-feira, um surto com quatro doentes e três funcionários infetados, tem hoje um segundo surto de covid-19, com 16 doentes infetados.

Estão a ser testados todos os doentes e trabalhadores dos serviços afetados, divulgou esta sexta-feira, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

O “novo surto” foi revelado pelo CHO num comunicado em que confirma estarem “infetados 16 doentes” e anuncia que ainda são aguardados “vários resultados, que serão conhecidos em breve”.

Contactada pela agência Lusa, a presidente do Conselho de Administração (CA) do CHO, Elsa Baião, explicou que “alguns testes ainda estão a ser realizados”, uma vez que o surto implica testar “um total de 101 profissionais e 53 utentes”.

No comunicado, o CHO afirma que “os doentes [infetados] estão a ser transferidos para áreas de internamento covid” e que estão “a ser cumpridas todas as regras impostas pela autoridade de saúde”, estando a ser efetuada “a desinfeção dos serviços, de forma a que o hospital continue a ser um local seguro para a prestação de cuidados”.

Em relação ao primeiro surto foram testados 11 doentes e 60 profissionais e o número de infetados aumentou hoje para seis doentes e quatro profissionais.

Covid-19: Hospital das Caldas da Rainha com sete infetados

“Apesar dos constrangimentos decorrentes das situações descritas, os serviços do Centro Hospitalar estão assegurados e encontram-se a funcionar”, garante o CA no comunicado, apelando para que os utentes “continuem a deslocar-se ao hospital, sempre que a sua situação clínica o exija, seja para atos programados, seja em regime de urgência”. 

Desde o início da pandemia, em março passado, o CHO já contratou 148 novos profissionais “para fazer face ao acréscimo de atividade imposto pelo diagnóstico e tratamento da pandemia” e, segundo o CA, “continua a desenvolver todos os esforços para contratar mais profissionais, o que irá permitir aumentar a capacidade de resposta dos serviços de saúde e garantir uma prestação de cuidados adequada às necessidades da população”.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações daqueles três concelhos e dos de Óbidos, Bombarral, Cadaval, Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra. No total serve perto de 300 mil utentes.

Desde o início da pandemia, Caldas da Rainha contabiliza 619 casos confirmados, dos quais 116 estão ativos, 494 recuperaram e nove pessoas morreram, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, a que pertence este concelho do distrito de Leiria.

Surto em lar de Peniche com três dezenas de infetados

O surto na Associação para Seniores da Serra d’El Rei, em Peniche, passou de cerca de 10 para três dezenas de infetados, disse esta sexta-feira o coordenador da Saúde Pública no Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte.

Jorge Nunes explicou à agência Lusa que, apesar de estarem infetadas três dezenas de pessoas do lar, o surto “está completamente controlado”.

A 18 de novembro existiam cerca de 10 infetados na instituição, disse na ocasião o presidente da Câmara de Peniche, Henrique Bertino.

O surto começou nos funcionários e contagiou utentes.

Os primeiros trabalhadores infetados apresentaram alguns sintomas, o que levou as autoridades a testarem todos os utentes e funcionários, estando os restantes casos positivos assintomáticos.

Os utentes foram separados em função de terem teste positivo ou negativo e os funcionários com resultados positivos foram substituídos.

Desde o início da pandemia, Peniche contabiliza 408 casos confirmados, dos quais 110 estão ativos, 291 recuperaram e sete morreram, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, a que pertence este concelho do distrito de Leiria.

RL com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados