Assinar


Sociedade

Livro sobre edifícios do Pinhal do Rei vence Prémio Villa Portela 2020

A cerimónia de entrega do prémio realiza-se na quarta-feira, às 15h30, nos Paços do Concelho de Leiria.

“Pinhal do Rei, Casas de Guarda e outros edifícios florestais”, de José Manuel Gonçalves, é o vencedor da quinta edição do Prémio Villa Portela, anunciou o município de Leiria.

O livro fala sobre as Casas de Guarda e outros edifícios do Pinhal do Rei Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

O autor é investigador da história do Pinhal do Rei, também conhecido por Pinhal de Leiria, e reuniu num volume informação sobre as Casas de Guarda e outros edifícios daquela mata nacional, afetada em 2017 por um incêndio que consumiu 86% das árvores da mancha florestal localizada no concelho da Marinha Grande.

O prémio, com periodicidade bienal, tem como objetivo incentivar a criação de trabalhos em investigação sobre a história local e património do distrito de Leiria e concelho de Ourém.

Inicialmente criado por Ricardo Charters d’Azevedo, antigo proprietário do ‘chalet’ Villa Portela, construído no século XIX no que é hoje o centro de Leiria, a distinção resulta atualmente de uma parceria entre o município, o CEPAE – Centro do Património da Estremadura, a ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria e Politécnico de Leiria.

A cerimónia de entrega do Prémio Villa Portela 2020 a José Manuel Gonçalves realiza-se na quarta-feira, às 15h30, nos Paços do Concelho de Leiria. O vencedor recebe dois mil euros e a possibilidade de publicação da respetiva monografia.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.