Assinar
Cantinho dos Bichos

Na Associação Desprotegidos há um livro que dá cor à solidariedade

Ilustrações e versos apresentam os “Amigos da Desprotegidos”, num livro solidário para colorir. Está à venda desde o início do mês e as receitas revertem na totalidade para a associação de proteção de animais.

“Cada ilustração é um patudo nosso que precisa de uma família para sempre”. É assim que Mariana Lois descreve o novo projeto solidário da Associação Desprotegidos, um livro para colorir.

A voluntária explica que não se trata de apenas uma história, mas pequenas apresentações de cada animal que vive no abrigo da associação de Leiria. As ilustrações dos patudos são acompanhadas por um verso que descreve alguns dos seus traços de personalidade.

O resultado final? Um livro em formato digital ou físico para colorir com as cores que a imaginação alcança. Até a capa e a contracapa podem ser coloridas ao gosto de cada amigo dos animais.

Para Mariana Lois, que tem tarefas na área da comunicação da associação, além das ilustrações “muito cuidadas e bonitas”, “o mais giro é as pessoas perceberem que cada um dos animais tem características que os tornam únicos”.

O livro está disponível em formato digital ou físico para compra online ou em pontos de venda Foto: AD

O livro custa 5,50 euros e pode ser adquirido nas instalações da Desprotegidos aos domingos, entre as 10 e as 12 horas, ou contactando a associação através das plataformas digitais ou do e-mail associacao.desprotegidos@gmail.com.

A Casa da Joana – Tosquias e banhos, em Leiria, também tem algumas unidades para venda. Já o e-book pode ser adquirido no página da ilustradora Ludmila Vago.

O dinheiro angariado servirá para comprar ração, medicamentos, combustível para o transporte dos animais a consultas e para pagar as próprias consultas, entre outras despesas que mantêm a Desprotegidos em funcionamento.

Esforços unidos por um bem comum

Na associação as tarefas são entregues aos voluntários consoante os seus gostos ou até aptidões profissionais. Foi assim que nasceu o livro “Amigos da Desprotegidos”.

As ilustrações são de Ludmila Vago, os versos de Jorge Vaz Dias e o design de Angola Gupta, todos eles residentes em Leiria e com alguma ligação à associação. Mariana Lois considera que o projeto “prova que há infinitas maneiras de ajudar, não só limpar e passear os cães”.

O livro foi colocado à venda a 2 de dezembro, como e-book. O formato físico surgiu mais tarde, no dia 13, depois dos colaboradores do Atlas Hostel, em Leiria, “terem liquidado os custos do livro com as gorjetas que receberam ao longo do ano”, esclarece a voluntária. A própria empresa responsável pela impressão ajudou com um “desconto considerável”.

A Desprotegidos tem ao seu cuidado 37 cães e três gatos bebés, alguns destes animais em Famílias de Acolhimento Temporário.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.