Assinar


Alcobaça

Percurso ao longo do Alcoa liga Alcobaça e Nazaré de bicicleta e autocarro elétrico

O projeto pretende valorizar um percurso natural traçado ao longo de 14 quilómetros

Os municípios de Alcobaça e da Nazaré aprovaram esta segunda-feira, dia 28, um projeto conjunto de recuperação ambiental e mobilidade suave ao longo do rio Alcoa, num investimento superior a cinco milhões de euros que liga os dois concelhos.

O projeto de execução e o protocolo para a implementação do projeto conjunto de recuperação ambiental e mobilidade suave ao longo do Rio Alcoa foi aprovado, por unanimidade, pelos respetivos executivos, divulgaram as duas câmaras do distrito de Leiria num comunicado conjunto.

O projeto pretende valorizar um percurso natural traçado ao longo de 14 quilómetros e 11 travessias entre as margens do rio Alcoa, permitindo a mobilidade suave (nas modalidades pedonal, ciclável e com recurso a autocarro elétrico) entre a cidade de Alcobaça e a vila da Nazaré.

O protocolo aprovado tem como finalidade definir as obrigações de cada parte na implementação do projeto conjunto, que os dois municípios pretendem candidatar a financiamento comunitário, através do Programa Operacional Regional do Centro.

Os dois concelhos “têm prosseguido uma estratégia de desenvolvimento e valorização do espaço urbano e do património associado às linhas de água fluviais, bem como de melhoria das condições de acessibilidade e mobilidade nas zonas ribeirinhas, privilegiando a circulação pedonal e por bicicleta”, pode ler-se no comunicado.

É nessa estratégia que segundo as duas autarquias se integra o projeto de recuperação ambiental e mobilidade suave em que as componentes de infraestruturas representam um encargo global estimado em cerca de cinco milhões de euros e a aquisição de equipamentos deverá ascender a cerca de 160 mil euros.

No protocolo, o município de Alcobaça (PSD) assume o estatuto de promotor líder – cabendo-lhe a elaboração e submissão da candidatura.

Já o município da Nazaré (PS) assume o estatuto de copromotor.

Se a candidatura for aprovada, tendo em conta os trabalhos a realizar em cada um dos concelhos, ao município de Alcobaça caberá o pagamento de cerca de três milhões de euros e ao da Nazaré o valor de aproximadamente dois milhões de euros

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.