Assinar
Covid-19

Covid-19: Com 16 turmas em isolamento, autarca de Peniche pede encerramento imediato das escolas

Medida já devia, na opinião de Henrique Bertino, ter sido tomado no início de janeiro.

escola secundaria de peniche

São, pelo menos, 16 as turmas de escolas do concelho de Peniche que estão em isolamento, devido a casos positivos de Covid-19 ou por proximidade com doentes infetados.

“Hoje é fácil dizer isto mas, desde a primeira hora, questionei, na Comunidade Intermunicipal, porque é que não encerravam as escolas em janeiro. O facilitismo do Natal e do Ano Novo levou a comportamentos menos corretos e as consequências estão aí”, diz Henrique Bertino, presidente da Câmara Municipal de Peniche.

Segundo o autarca, oito das turmas em isolamento pertencem à Escola Secundária de Peniche que tem um total de 23 turmas. As restantes oito pertencem a outros estabelecimentos de ensino do concelho, com 2º e 3º ciclo de escolaridade.

“Agora, parece que vão surgir algumas medidas sobre o encerramento das escolas, mas quanto mais cedo forem encerradas, melhor”, afirma, justificando que “é urgente que se confine o máximo possível” para travar a transmissão do vírus na comunidade.

Segundo o último balanço divulgado pelas autoridades de saúde e Proteção Civil, Peniche tem 368 casos de infeção ativos dos 1.019 identificados desde o início da pandemia, em março do ano passado.

Ainda durante a quadra natalícia, Henrique Bertino diz ter conhecimento de que vários grupos, de maior ou menor dimensão, que se reuniram para assinalar a data e agora contribuem para o total de casos de infeção pelo novo coronavírus identificados no município.

“Basta uma dessas pessoas estar positiva, seja um grupo de 10 ou de 50 pessoas e é o suficiente para gerar uma cadeia de transmissão”, afirma, explicando que “há quem continue reservado [a admitir o resultado positivo] e isso dificulta o trabalho das autoridades de saúde”.

“Estão a cometer dois erros, o primeiro o de quebrarem as regras e se reunirem em grupo, e o segundo, o de não comunicar todos os contactos que tiveram, o que leva à multiplicação de infetados”, alerta o presidente da autarquia.

O REGIÃO DE LEIRIA tentou obter um comentário da direção da Escola Secundária de Peniche, sem sucesso até à divulgação deste artigo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados