Assinar
Covid-19

Covid-19: Total de ativos na região continua a diminuir

Confinamento parece estar a ter resultados na região de Leiria. Há 600 novas recuperações e 162 casos positivos. Lamentam-se ainda 13 vítimas mortais.

No dia em que começa no território do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral a vacinação de utentes com mais de 80 anos, a região de Leiria regista mais 162 casos positivos de infeção e 13 óbitos.

Contudo, são as recuperações que voltam a ser em maior número nesta sexta-feira. Com 600 casos de recuperação, o número total de casos ativos desce hoje para os 4.349 (menos 450 do que ontem).

Dos 17 concelhos da região, todos registam recuperações e em 16 deles há novos casos de infeção. Apenas um, Castanheira de Pera, tem mais de 40 novos casos, 48 mais precisamente. Estes casos positivos devem corresponder, em parte, ao surto da Cerci de Castanheira de Pera, detetado a 5 de fevereiro, e que ainda não estava contabilizado nos dados da Comissão Distrital da Proteção Civil de Leiria.

Em outros seis, contabilizam-se mais de uma dezena de casos: Marinha Grande com 18, Leiria com 16, Caldas da Rainha com 14, Ansião e Pombal com 11 cada.

Há outros dez concelhos da região (distrito de Leiria e concelho de Ourém) onde o número de novas infeções é inferior a uma dezena, contrariando o cenário apresentado no final de janeiro. Peniche e Alvaiázere têm mais 8 casos positivos, Alcobaça mais 6, Ourém mais 5, Porto de Mós, Óbidos e Batalha mais 4 cada, Bombarral mais 3, e Figueiró dos Vinhos e Nazaré mais um caso cada.

Pedrógão Grande é o único concelho sem novos casos positivos e o segundo com menos casos ativos (26, o primeiro é Figueiró dos Vinhos, comm 10).

Desde o início da pandemia, na região, foram confirmados 27.464 casos, dos quais 4.349 permanecem ativos.

São as recuperações que nos últimos dias têm conquistado mais terreno nesta “luta”. Desde ontem, quinta-feira, há mais 600 pessoas que superaram a doença nos 17 concelhos da região.

Ourém destaca-se neste grupo, com 141 recuperações. Em Alcobaça foram confirmadas mais 61, enquanto Leiria tem mais 58. Seguem-se Ansião com 47, Óbidos com 45, Peniche e Caldas da Rainha com 42 cada, Marinha Grande com 40 e Pombal com 32. Depois está Nazaré com 27, Porto de Mós com 15, Pedrógão Grande com 14, Alvaiázere com 12 e Figueiró dos Vinhos com 11. Abaixo de uma dezena de recuperações estão Bombarral (6), Batalha (4) e Castanheira de Pera (3)

Nas últimas 24 horas há, no entanto, a lamentar mais 13 vítimas mortais.

Em Óbidos, faleceram mais três pessoas, com causas associadas à infeção, “dos quais dois são resultantes do surto no Lar da Misericórdia de Óbidos”, divulgou o município. Ontem, quinta-feira, a mesma instituição tinha já registado um óbito.

Também Leiria tem mais 3 mortes a lamentar. Com a atualização dos dados do ACES Pinhal Interior, são contabilizados mais 2 óbitos em Castanheira de Pera e um em Ansião. Há também mais uma morte confirmada nos concelhos de Nazaré, Caldas da Rainha, Pombal e Alcobaça.

São agora 734 as vítimas mortais confirmadas na região associadas à Covid-19.

Fonte: Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo e municípios.

Os dados referem-se aos 16 concelhos do distrito de Leiria e ao concelho de Ourém que, apesar de pertencer ao distrito de Santarém, mantém com Leiria grande proximidade e tem o Hospital de Santo André como hospital de referência.

Portugal ultrapassou as 15 mil mortes desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje as 15 mil mortes relacionadas com a covid-19 desde o início da pandemia em março de 2020, ao registar nas últimas 24 horas um total de 149 óbitos, segundo a Direção-Geral de Saúde (DGS).

Segundo o boletim epidemiológico da DGS, Portugal regista um total de 15.034 mortes.

Hoje, sexta-feira, foram ainda confirmados 2.854 casos de infeção com o novo coronavírus, segundo.

O boletim epidemiológico da DGS revela também que estão internadas 5.230 pessoas, menos 340 do que ontem, a maior descida do número de internamentos desde o início da pandemia, das quais 846 em unidades de cuidados intensivos, mais 10.

(atualização às 15h20, com divulgação dos dados nacionais)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados