Assinar
Covid-19

Covid-19: Vacinação a maiores de 80 anos arranca em Leiria com projeto piloto

Tem início uma nova fase de vacinação que irá começar pelos mais velhos

Chegaram na segunda-feira a Leiria 204 vacinas para administrar esta sexta-feira, dia 12, a utentes com mais de 80 anos do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral (ACES PL), a começar pelos mais velhos.

Esta fase piloto, que pretende testar o sistema de agendamento automático de vacinação, servirá de base para alargar o programa a todo o concelho de Leiria e aos outros quatro municípios do ACES PL (Batalha, Marinha Grande, Porto de Mós e Pombal).

A USF D. Diniz foi a unidade escolhida para fazer este ensaio, que irá decorrer no estádio de Leiria (Porta 7), onde ficará instalado o Centro de Vacinação principal do concelho. Na terça-feira, dia de fecho desta edição, o processo de escolha dos outros locais de vacinação ainda não estava fechado.

“O objetivo é haver um centro de vacinação mais ou menos de base concelhia e, consoante a disponibilidade de recursos humanos e físicos, o local, o transporte e as dificuldades que as pessoas possam ter para se deslocar, haver mais do que um em alguns concelhos, fixo ou móvel. E haver brigadas que se possam deslocar para vacinar”, adianta ao REGIÃO DE LEIRIA Diogo Urjais, enfermeiro da USF D. Diniz e membro do conselho clínico do ACES PL.

“A lógica é que este piloto tente desenvolver também medidas corretivas e alterações para quando se for generalizar e massificar o processo, o modelo tenha menos dificuldades e menos erros possíveis”, acrescenta.

A lista de pessoas a vacinar nesta fase não inclui os utentes que estão acamados no domicílio, internados em lares ou cuidados continuados ou que estão infetados.

Já quem testou positivo, será incluído na lista para vacinação depois de considerado elegível mas numa fase posterior, não sendo para já considerado prioritário.

Agendamento via SMS

As convocatórias para a vacinação vão abranger nesta primeira fase os utentes com 80 ou mais anos com ou sem comorbilidades, a começar pelos mais velhos, e os maiores de 50 anos com doenças de risco.

A convocatória e agendamento são efetuados por mensagem telefónica (SMS) para o número que consta do ficheiro do utente no centro de saúde. Quanto não houver contacto de telemóvel ou a mensagem ficar sem resposta, a unidade diligenciará para contactar o utente por outra via, uma etapa que deverá contar com a colaboração das juntas de freguesia e outras entidades próximas, de modo a garantir que ninguém fique de fora. Na véspera do agendamento será enviada uma mensagem recordatória a todos os utentes a vacinar.

Diogo Urjais alerta por outro lado, para eventuais tentativas de burlas, dando conta do registo de denúncias por tentativas de marcação de vacinação ao domicílio, o que não está a acontecer. Até ao momento, contudo, a PSP não registou qualquer participação relacionada com este processo

No ACES Pinhal Interior Norte, a vacinação arranca também esta sexta-feira no Centro de Saúde da UCSP de Oliveira do Hospital. Já na Nazaré, que integra o ACES Oeste Norte, a população começa a ser vacinada na última semana de fevereiro, nos centros de saúde das três freguesias do concelho, sendo nessa fase também vacinados os bombeiros, anunciou o presidente da Câmara.

2424

As mensagens para os utentes são enviadas através do número 2424 com o primeiro nome do utente, seguido de uma proposta de data, hora e local de vacinação. O utentes deverá responder com a mensagem SNS, seguido do número do utente e SIM ou NAO (ex: SNS.111111111.SIM). Caso a resposta seja não, serão de novo contactados com nova proposta de agendamento ou para confirmar a resposta. Já a mensagem recordatória incluirá o nome próprio do utente e a mensagem. “COVID19: Não se esqueça. Vai ser vacinado (data, hora e local)/SNS

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.