Assinar
Leiria

Leiria terá estacionamento gratuito à superfície nos parques da autarquia

Medida deverá começar amanhã e faz parte de um conjunto de 12 novas iniciativas que a autarquia se prepara para lançar.

Os lugares de estacionamento à superfície na cidade de Leiria, que fazem parte da gestão da Câmara de Leiria, vão passar a ser gratuitos durante o período em que se mantiver o confinamento.

A medida deverá ter início amanhã, quarta-feira, e faz parte de um conjunto de 12 iniciativas anunciadas por Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, durante a reunião do executivo, esta tarde, de apoio ao combate à pandemia.

Os parques situados na Fonte Quente e no Mercado de Sant’Ana, também da gestão da autarquia, estão incluídos neste pacote.

De acordo com o despacho emitido pelo presidente da autarquia será instalado um Centro de Vacinação contra a Covid-19 no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, “com o objetivo de disponibilizar um espaço amplo que permita de forma segura e eficaz proceder à vacinação da população”.

A distribuição de máscaras FFP2, cirúrgicas e sociais e álcool gel aos estudantes, num kit de segurança, no regresso presencial às escolas é outra das medidas anunciadas pelo autarca.

O mesmo será feito junto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, bombeiros e profissionais de saúde, com oferta do kit de segurança, e os edifícios municipais e as juntas de freguesia terão dispensores de máscaras, para além do reforço da sinalética nos espaços públicos, como parques infantis municipais, parques de desportos radicais e Percurso Polis.

Ainda ao nível da educação, o Município pretende adquirir mais equipamentos informáticos de apoio ao ensino à distância, bem como disponibilizar uma banda larga móvel de acesso gratuito à internet aos alunos do escalão A dos três ciclos do ensino básico.

Será também organizado um ciclo de encontros formativos, “integrados numa política ativa de valorização dos professores e educadores, tendo em vista a capacitação para o ensino à distância e a partilha de boas práticas pedagógicas em contexto digital, para os vários níveis de ensino”, avança ainda o despacho.

A criação do programa “Made in Leiria”, um sistema de incentivos ao consumo de produtos regionais e que incluirá a realização de feiras digitais, sendo gratuita a entrega na região de Leiria é a medida avançada na área da economia.

Por último, será estabelecida uma parceria com a ACILIS para elaboração e implementação de um plano de formação para comerciantes, a par de um ciclo de webinares “Viva Leiria”, com o objetivo de divulgar e esclarecer sobre os principais temas, tendências e boas práticas para o desenvolvimento do comércio digital.

(atualizado às 16h20, com indicação do conjunto de medidas anunciado pela Câmara de Leiria)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados