Assinar
Cultura

Nova imagem e site renovado celebram 75 anos de “honroso percurso” do Orfeão de Leiria

É uma das mais relevantes instituições culturais da região e inicia agora um programa de comemoração que se prolonga até ao final do ano.

Completa 75 anos mas está em excelente forma e adaptou-se bem às contingências da pandemia. O Orfeão de Leiria assinala em 2021 um marco importante da sua história e, para o festejar, preparou um programa especial.

A pandemia obrigou já a alterações no que estava previsto, mas amanhã, domingo, 14 de fevereiro, o conservatório de artes de Leiria apresenta online, a partir das 10 horas, a nova imagem institucional.

A par disso surge também um site renovado, pensado e desenvolvido (pelo professor de cravo Cláudio Carvalho) para projetar a obra do Orfeão e para funcionar como ferramenta de trabalho, em tempos que exigem o reforço da aposta digital para aulas à distância.

“Queremos celebrar a história deste longo e honroso caminho”, afirma o presidente do Orfeão de Leiria. Segundo Vítor Lourenço, “apesar da idade”, o Orfeão reagiu à pandemia e prossegue praticamente toda a atividade, com exceção dos coros e do Conservatório Sénior. Ao todo movimenta cerca de 700 alunos.

“Tivemos de nos agarrar às novas tecnologias e aprender a ser novos. Foi uma renovação significativa”, que agora também se estende à imagem e logótipo, redesenhado pelo designer Paulo Fuentez, que criou uma sugestão de clave de sol, simbolizando as componentes principais do Orfeão: escolas de música e dança, coro (que esteve na origem da instituição) e produção cultural.

O programa comemorativo inclui, entre outros, o Festival Música em Leiria, e dele destaca-se também uma exposição sobre o passado e o presente da instituição, a inaugurar em maio, no mimo, e o lançamento de um livro sobre a história do Orfeão. Em novembro, as comemorações terminam com uma gala e a estreia de uma peça musical encomendada.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.