Assinar
Cultura

Festival Gravissímo! reúne “metais graves” em agosto em Alcobaça

Festival volta a apostar na vertente académica, com ‘marterclasses’ e ‘whorkshops’, para as quais estão abertas as inscrições.

A 11.ª edição do Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves vai realizar-se em Alcobaça, entre os dias 23 e 27 de agosto, tendo já confirmados vários artistas, portugueses e estrangeiros, divulgou a organização.

O festival organizado pela Banda de Alcobaça, volta este ano a realizar-se “aliando uma forte componente de formação a uma série de concertos imperdíveis, numa celebração da versatilidade dos instrumentos de metais graves, como a tuba, eufónio e trombone”, divulgou a Banda que, na edição anterior, cancelou a vertente académica, devido à pandemia de Covid-19.

A 11.ª edição do evento tem já confirmadas as participações de artistas nacionais e estrangeiros como Bart Van Lier, Dirk Hirthe, Dave Kutz, Anthony Caillet, Oren Marshall, Peter Steiner, Francisco Couto, Ricardo Carvalhoso, Ricardo Antão, Gabriel Antão, Henrique Costa e Mauro Martins.

Com direção artística dos músicos Sérgio Carolino (Tuba) e Hugo Assunção (Trombone) o festival volta este ano a apostar na vertente académica, com  ‘marterclasses’ e ‘whorkshops’, para as quais estão abertas as inscrições (www.gravissimofestival.com), embora “o número de participantes seja limitado, de modo a permitir que o festival se realize cumprindo todas as normas de segurança”, no contexto da pandemia.

“Assinalando uma nova etapa em mais de dez anos de existência, o Gravíssimo! apresenta-se nesta edição com uma imagem totalmente renovada”, sublinhou a Banda de Alcobaça, numa nota de imprensa, explicando ter colhido “inspiração na representação gráfica da tabela periódica dos elementos”, para relançar a imagem do evento, indo ao encontro “do espírito arrojado e irreverente do seu público”.

O Gravíssimo! conta com os apoios da Direção-Geral das Artes e do município de Alcobaça.

A organização é feita ainda em estreita colaboração com o Mosteiro de Alcobaça/Direção-Geral do Património Cultural, e conta com o reconhecimento de Remarkable Festival pela European Festivals Association (EFA), desde 2017, através da atribuição do selo EFFE (Europe For Festivals, Festivals for Europe).

Com Lusa

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.