Assinar
Alcobaça

PSD exorta Carlos Guerra a escolher entre a política e a proteção civil

Carlos Guerra anunciou a sua candidatura à Câmara de Alcobaça a 15 de março.

A Comissão Política Distrital de Leiria do PSD exortou o Comandante Distrital da Proteção Civil daquele distrito, Carlos Guerra, a escolher entre estas funções ou a candidatura à Câmara de Alcobaça, a que concorre pelo PS.

Em comunicado divulgado ontem, a distrital social-democrata regista o facto de Carlos Guerra se manter nas funções de Comandante Distrital da Proteção Civil de Leiria, depois de ter sido anunciada, a 15 de março, a sua candidatura à Câmara de Alcobaça, exortando-o a escolher “entre a candidatura autárquica e o exercício de funções”.

A decisão, tomada numa reunião alargada aos presidentes das concelhias do distrito,  assenta no facto de o país se encontrar “numa fase de preparação dos incêndios florestais que deve ser encarada com muita seriedade e enorme sentido de responsabilidade”, explica a Comissão Política, considerando “completamente incompatível conciliar o desempenho de Comandante Distrital de todas as operações no âmbito da Proteção Civil com uma candidatura autárquica a uma Câmara Municipal de um concelho com a dimensão de Alcobaça”.

Além da “natural confusão das funções político-partidárias com a componente técnica” os social-democratas consideram que “está a ser dado um péssimo exemplo”, considerando o impacto que esta decisão “assume na menor disponibilidade física e psicológica para coordenar todas as ocorrências que obriga esta fase exigente que se aproxima com o Verão”.

A distrital termina o comunicado alertando para o fato de a região ter sido muito fustigada pelos incêndios no Pinhal de Leiria e no Pinhal Interior e considerando importante ter “todos os meios técnicos e humanos disponíveis e mobilizados para evitar que estas catástrofes voltem a ocorrer”.

A posição da Comissão Política Distrital de Leiria do PSD foi divulgada depois de os deputados eleitos pelo mesmo partido terem apresentado, na Assembleia da República, uma pergunta ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, sobre a manutenção de Carlos Guerra no cargo.

A escolha de Carlos Guerra para encabeçar a lista do Partido Socialista foi anunciada em março pela concelhia de Alcobaça. Carlos Guerra tem 62 anos e foi vereador na Câmara de Alcobaça entre os anos de 2001 e 2005.

A Lusa tentou, contactar o Comandante Operacional Distrital da Operação de Socorro, sem sucesso.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados