Assinar
Cultura

Condições meteorológicas condicionam eventos culturais na região este fim de semana

Uma peça dos Novos Ventos foi adiada, bem como a Exposição Nacional de Olaria. Outros eventos previstos para acontecer ao ar livre mudaram de localização.

“Feira dell’Arte”, do Teatro Meridional, tinha apresentação prevista para Marrazes mas foi adiada Foto: Teatro Meridional

A previsão meteorológica desfavorável a eventos ao ar livre, com expetativa de chuva forte, queda de granizo e trovoada nas próximas horas, obriga a várias alterações a eventos culturais previstos para este fim de semana na região de Leiria.

O festival Novos Ventos, que arranca este fim de semana nos Marrazes, conseguiu adaptar praticamente toda a programação prevista para este primeiro fim de semana, com uma excepção: “Feira dell’Arte”, do Teatro Meridional, que estava previsto para domingo à noite, na Praça de S. Tiago, será adiado para data a anunciar.

Toda a restante programação agendada para a sede do Agrupamento de Escolas de Marrazes (Lobby Teatro e filme de Jacques Tati no sábado, a partir das 21 horas, e teatro comunitário no domingo, a partir das 15 horas) mantém-se. Mais informações sobre o programa do festival aqui.

Para o centro de Leiria, no Jardim Luís de Camões, estava prevista a Exposição Nacional de Olaria no sábado e domingo, dias 19 e 20 de junho, com atuação de alguns ranchos do concelho. O evento foi adiado para os dias 3 e 4 de julho.

Adiado também para dia 27 de junho (10h30) foi o Percurso Korrodi dedicado a famílias, organizado pelo Banco das Artes Galeria. Os interessados em (re)marcar participação podem fazê-lo pelo e-mail bancodasartesgaleria@cm-leiria.pt ou telefone 244 839 619.

Em compensação, outra visita guiada agendada, ao Centro de Interpretação e ao Sítio Arqueológico do Abrigo do Lagar Velho, em Santa Eufémia, Leiria, mantém-se. É a oportunidade para conhecer o Menino do Lapedo, recentemente elevado a Tesouro Nacional, numa explicação orientada por especialistas. Será às 10 horas de sábado, 19 de junho, com participação gratuita e inscrição pelo telefone 244 839 677 ou e-mail museudeleiria@cm-leiria.pt.

Ali perto, na Caranguejeira, o Instituto Jovens Músicos alterou o local da sessão de Vila d’Arte em Comunidade desta sexta-feira, 18 de junho: do Parque Natural da Barroca da Gafaria para o auditório do IJM, às 18 horas. A sessão de sábado mantém-se na Barroca da Gafaria, às 14h30.

Já o Orfeão de Leiria, que promove no âmbito do Festival Música em Leiria no sábado o concerto “Khytar 12.6” em Porto de Mós, com Miguel Amaral e Pedro Rodrigues, alterou o espetáculo para o Cine-Teatro da vila. A atuação começa às 19 horas deste 19 de junho. A entrada é livre e os bilhetes podem ser reservados para iniciativas@municipio-portodemos.pt.

Entre outros espetáculos ao ar livre, mantêm-se sem alteração. São os casos dos concertos de HMB esta sexta-feira, dia 18, e da Sociedade Vestiariense, amanhã, dia 19, no Estádio Municipal de Alcobaça; das apresentações do espetáculo “Aljubarrota 1385” no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, em São Jorge, Porto de Mós, nas tardes de sábado e domingo; e de “Esquinhas”, este sábado, 19 de junho, entre as 15 e as 19 horas nas ruas da Nazaré.

Já “Onirotóptero”, espetáculo de marionetas em Ourém, mantém-se sábado, dia 19, às 10h30 e às 15 horas na praça exterior do Teatro Municipal de Ourém, passando para o interior caso as condições se agravem. Domingo, nos mesmos horários, os espetáculos passam para a Praça D. Maria II, junto ao edifício-sede do município de Ourém, onde há espaços abrigados que podem ser utilizados. A entrada é gratuita mas carece de reserva de bilhete, que pode ser feita pelo e-mail bilheteira.tmo@cm-ourem.pt ou telemóvel 916 591 231.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados