Assinar


Saúde

Pediatria de Leiria cria novas valências na consulta e alarga hospital de dia

Investimento total deverá rondar 665 mil euros, entre obras e equipamentos

O serviço de Pediatria de Leiria vai ter novas valências na consulta externa e vai garantir um alargamento do Hospital de Dia Pediátrico, com o crescimento de subespecialidades, num investimento superior a meio milhão de euros.

“Esta é a primeira alteração estrutural da Pediatria desde a abertura do Hospital de Santo André (HSA) em 1995”, disse à agência Lusa o presidente do conselho de administração, Licínio de Carvalho, ao referir que a empreitada resulta de um investimento total de cerca de 665 mil euros, “que inclui o custo de cerca de 590 mil euros em obras e cerca de 73 mil euros em equipamentos”.

Mudanças e remodelação dos serviços deverão estar concluídas em setembro Fotografia de arquivo: CHL

A diretora do serviço de Pediatria, Lina Winckler, acrescentou que, “sendo o espaço maior do que aquele que está disponível até este momento, irá permitir a criação de novas valências na Consulta Externa, um alargamento do Hospital de Dia Pediátrico e o crescimento das áreas relativas ao Desenvolvimento e Neuropediatria”.

A remodelação, que deverá estar concluída em setembro, contempla a “construção de um novo espaço de ambulatório, com a conversão da área de pais/familiares e parte da enfermaria”, informou Licínio de Carvalho.

O objetivo será concentrar num único espaço parte da resposta pediátrica, cujo serviço se situa no piso 1 da Torre Poente no HSA, onde estão as enfermarias de Pediatria e a Unidade de Cuidados Especiais Pediátricos.

“Estão a ser remodeladas as instalações para a consulta de Pediatria, criando um serviço autónomo e funcional, dotado de recursos humanos, tecnológicos e materiais para este tipo de atividade assistencial”, explicou Licínio de Carvalho, referindo que o atual sector da Consulta Externa utilizado pela Pediatria “ficará liberto para outras especialidades, com a abertura do novo espaço de ambulatório, prevista para 1 de setembro de 2021”.

A empreitada de reorganização estrutural do Serviço de Pediatria, que teve início em 14 de dezembro de 2020, “resultará na disponibilização de 18 gabinetes médicos, sala de pessoal, três salas de enfermagem, uma sala de registos, sujos e limpos, espaço para resíduos, quatro arrumos, uma sala de espera, três quartos de pais, uma zona infantil, secretaria e instalações sanitárias”.

“Este novo espaço, além de uma maior proximidade com os profissionais da área da Pediatria que trabalham nos outros sectores, junta também num mesmo piso a maioria dos sectores de cuidados à criança”, destacou Lina Winckler.

Além do HSA, o Centro Hospitalar de Leiria integra o Hospital Distrital de Pombal e o Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, que dá resposta a cerca de 400 mil habitantes, incluindo, pela sua proximidade, utentes do concelho de Ourém, no distrito de Santarém.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.