Assinar
Cultura

Assembleia Municipal de Leiria aprova Plano Estratégico Municipal da Cultura para a próxima década

Documento, aprovado por unanimidade, vem confirmar a candidatura a Capital Europeia da Cultura. Prioridades são apresentadas no dia 30, no Castelo de Leiria.

É com um “passo firme e largo” que Leiria avança “rumo ao seu desenvolvimento e consequente afirmação enquanto cidade europeia de cultura” e candidata a Capital Europeia da Cultura (CEC) 2027, fez saber o Município de Leiria, esta sexta-feira à noite.

A informação foi divulgada pouco depois da reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Leiria, convocada para debater, como ponto único, o Plano Estratégico Municipal da Cultura. O documento foi aprovado por unanimidade e dá assim luz verde à candidatura de Leiria, “enquanto porta-estandarte da Rede Cultura 2027”.

“Depois da aprovação em sede de Executivo Municipal, coube hoje [sexta-feira] à Assembleia Municipal consagrar uma sua Sessão Extraordinária à extraordinária votação por unanimidade deste documento também ele extraordinário: o Plano Estratégico Municipal da Cultura que orientará toda ação cultural municipal na próxima década e terá consequências bem para além dela. Um Plano que os profissionais que o elaboraram, a consultora Quaternaire, conseguiu que fosse amplamente discutido e participado, mesmo em contexto marcadamente adverso, o que só podemos louvar energicamente”, indica a autarquia em nota de imprensa.

Para o Município, a votação revela que “os representantes de todos os leirienses convergem numa condição e numa convicção políticas essenciais para uma candidatura vencedora a Capital Europeia da Cultura 2027” e assenta na “fortíssima convicção” de que os leirienses “dizem em uníssono “somos uma cidade europeia de cultura” que o quer ser ainda mais”, envolvendo um território que abrange 26 municípios.

Reconhecendo que esta estratégia municipal tem uma “ambição europeia”, a Câmara de Leiria enaltece ainda, em comunicado, todo o território da Rede Cultura 2027: “um território longo de 180 km entre os seus extremos, amplo de mais de 5.800 km2 que atravessam três Comunidades Intermunicipais (Leiria, Oeste e Médio Tejo), cheio de mais de 800.000 cidadãos, e reconhecido pela UNESCO nos seus três Lugares Património Mundial, nas suas três Cidades Criativas, nas suas três Cidades de Aprendizagem e nas suas duas Cátedras”.

As prioridades e etapas da candidatura da Rede Cultura, protagonizada por Leiria, serão reveladas no próximo dia 30 de julho, pelas 17 horas, no Castelo de Leiria.

Recorde-se que a entrega da candidatura a CEC deverá acontecer até novembro e há mais dez cidades a concorrer ao título de Capital Europeia da Cultura em 2027.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados