Assinar
Leiria

Provador virtual de roupa ganha concurso Poliempreende no Politécnico de Leiria

Plataforma para o utilizador visualizar a forma como assenta a roupa

O “Avatarify” foi o vencedor do concurso regional do Poliempreende no Politécnico de Leiria e vai representar a instituição de ensino na final nacional, que decorre em setembro, em Santarém.

O projeto pretende desenvolver uma plataforma virtual 3D – fitting room – que, entre outras funcionalidades, permite ao utilizador visualizar a forma como assenta a roupa de uma determinada marca.

A ideia foi apresentada por Júlia Tao, diplomada da licenciatura em Relações Comerciais China-Países Lusófonos, numa parceria entre o Politécnico de Macau e o Politécnico de Leiria, e por Catarina Reis e Sílvia Ferrão, docentes da instituição de ensino de Leiria.

Na edição de 2021 do concurso regional do Poliempreende foram submetidos 11 projetos, desenvolvidos por 29 participantes, entre estudantes, antigos estudantes e professores do Politécnico de Leiria.

O “Avatarify” – que rendeu às autoras um prémio de dois mil euros – prevê o desenvolvimento de uma plataforma virtual em que o utilizador pode introduzir as suas medidas biométricas criando um avatar em 3D, que será depois utilizado para apresentar a forma como as roupas selecionadas lhe assentam, ainda antes de as comprar.

O utilizador poderá ainda receber dicas e sugestões de styling que lhe permitam tirar partido das suas características físicas, promovendo-as e aumentando a confiança na compra.

Será uma plataforma multi-tenant, com diversas marcas e multilingue (português, inglês e chinês) e de âmbito internacional, com o intuito de ter em atenção vivências e estilos regionais.

O “Veggies4myheart” foi o projeto que alcançou o segundo prémio, no valor de 1.500 euros. É uma solução de materiais educativos para promoção do consumo de hortícolas em idade pré-escolar, numa iniciativa das professoras Cátia Pontes, Ana Mesquita e Eduarda Abrantes, e dos estudantes Andreia Jesus, Neuza Barros e Roberto Costa. “Veggies4myHeart” é já uma marca registada e tem um jogo digital que foi utilizado num projeto de intervenção em jardins-de-infância do distrito de Leiria.

O terceiro prémio, de mil euros, foi entregue ao “T.A.S.K.”, desenvolvido pelo estudante Christophe Inácio, no âmbito do projeto de final de curso da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica. O produto tem duas partes, em que a primeira é um painel de instrumentos para integrar no Kart, com a finalidade de fazer leitura de telemetria (velocidade, posição na pista, rotações e temperatura do motor, entre outras coisas), e a segunda parte é um software multi-plataforma (Windows e Android) para visualização dos dados.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados