Assinar
Autárquicas 2021

Castanheira de Pera: Num concelho a encolher, a corrida está dividida

Quatro candidatos concorrem à presidência da Câmara de Castanheira de Pera no próximo dia 26 de setembro. Conheça as suas prioridades.

Castanheira de Pera

População residente 2.647
Eleitores 2.522
Freguesias 1
Câmara Municipal 5 eleitos
Assembleia Municipal 16 eleitos

2021 está a ser um ano peculiar na política de Castanheira de Pera. O PSD, que em 2017 ganhou as eleições num concelho que era socialista desde 1993, dividiu-se: a estrutura local queria um candidato, a nacional outro.

Rui Rio garantiu a aposta do PSD em Alda Carvalho, que há quatro anos lidera a autarquia de Castanheira de Pera. A alternativa seria Luís Oliva, o nome escolhido pela concelhia PSD.

Mas a história continua. A estrutura local do PSD, então liderada pelo vice de Alda Carvalho no município, João Graça, bateu com a porta, referindo não ter sido ouvida pela nacional.

Já em Agosto, é conhecida a candidatura do movimento Mudar Castanheira 21, com Luís Oliva à cabeça, que conta na lista com João Graça e com o outro vereador eleito pelo PSD, Nuno Tomás.

Ato contínuo, Alda Carvalho anunciou a retirada de pelouros aos dois vereadores.

No meio da convulsão nas hostes laranja, o PS espreita um regresso ao poder, com António Henriques, o líder da concelhia socialista, liderar a lista. O atual vereador sem pelouros da câmara de Castanheira de Pera já tinha integrado as listas socialistas de 2017, ano em que o PSD, com Alda Carvalho, ganhou, mas com apenas 73 votos de vantagem.

A CDU apresenta Rui Baltazar, num candidato num concelho que costuma votar pouco na coligação.

Apesar das várias tentativas do REGIÃO DE LEIRIA, não foi possível fazer as perguntas à presidente, Alda Carvalho. A entrevista telefónica chegou a ser marcada diversas vezes com a também candidata, que se manifestava depois indisponível.

Mas Castanheira de Pera não sofreu só um abalo político. Se os resultados preliminares dos Censos 2021 dão conta do inverno demográfico português, o cenário agrava-se neste município.

Na última década, o concelho perdeu 17% da população, números acima dos registos nos concelhos vizinhos, fazendo mesmo com que Castanheira de Pera tenha agora menos de 3 mil habitantes.

Conheça, de seguida, a opinião dos candidatos em Castanheira de Pera.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados