Assinar
Covid-19

Covid-19: Recuperações continuam a superar casos de infeção na região de Leiria

Leiria foi o concelho com mais novos casos detetados e Pombal o que mais recuperações contabilizou nas últimas 24 horas.

Com 96 recuperações e 83 novas infeções, o total de casos volta a descer na região de Leiria, fixando-se esta quarta-feira em 1.292.

Enquanto Leiria contabiliza o maior número de casos positivos registados desde ontem (36), Pombal destaca-se no número de recuperações (33).

Concelho a concelho, e de acordo com os dados reportados pelas autoridades locais de saúde, foram ainda registados 15 novos diagnósticos de Covid-19 em Pombal, nove em Porto de Mós e oito na Marinha Grande. Alcobaça contabilizou quatro, Batalha, Caldas da Rainha e Ourém três cada e Nazaré dois.

Além das “altas” sinalizadas em Pombal, recuperaram 24 pessoas em Leiria. Seguem-se os concelhos do Bombarral com nove, Marinha Grande (sete), Alcobaça (quatro), Nazaré e Porto de Mós (três cada), Óbidos (duas) e Batalha (uma).

Desde o início da pandemia, o distrito de Leiria e o concelho de Ourém contabilizaram 36.864 casos de infeção por SARS-CoV-2, tendo falecido 903 pessoas devido a complicações associadas à doença. Recuperaram entretanto 34.669 pessoas que contraíram o vírus.

Fonte: Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo e municípios. Dados acumulados desde o início da pandemia em março de 2020.

Os dados divulgados pelo REGIÃO DE LEIRIA referem-se aos 16 concelhos do distrito de Leiria e ao concelho de Ourém que, apesar de pertencer ao distrito de Santarém, mantém com Leiria grande proximidade e tem o Hospital de Santo André como hospital de referência.

Perto de oito milhões de pessoas com vacinação completa

A Direção-Geral da Saúde (DGS) deu entretanto conta ontem de que quase oito milhões de pessoas já têm a vacinação completa contra a Covid-19, entre as quais mais de 156 mil jovens entre os 12 e os 17 anos.

Segundo o relatório semanal da DGS, 7.941.747 pessoas, o equivalente a 78% da população portuguesa, já concluiu a vacinação contra o vírus SARS-CoV-2 e 8.759.684 (85%) recebeu pelo menos uma dose da vacina.

Por grupos etários, os mesmos dados indicam que há agora 156.088 jovens entre os 12 e os 17 anos com a vacinação completa (25%) e que 504.023 (81%) já foram inoculados com uma dose.

No grupo entre os 18 e os 24 anos, a DGS regista um avanço na vacinação completa, que no espaço de uma semana passou de 50% para 64%, totalizando 499.757 pessoas que terminaram o processo vacinal.

Tanto nas pessoas entre os 65 e 79 anos, como na faixa dos idosos com mais de 80 anos, o relatório indica uma vacinação completa de 99%, percentagem idêntica às pessoas do grupo entre os 50 e os 64 anos que já foram vacinadas com pelo menos uma dose.

Em termos de cobertura vacinal, as regiões Norte e Centro lideram no que se refere à vacinação completa (78%), seguidas de perto pelo Alentejo e pela Madeira (77%), pelos Açores (75%) e por Lisboa e Vale do Tejo (72%)

O Algarve, que registava na semana anterior uma taxa de 67%, alcançou também o patamar de 70% dos seus residentes com o processo vacinal completo.

Com Lusa

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.