Assinar
Teatro Exclusivo

Seat 600, Beckett e “O Crime do Padre Mamado” num Acaso cheio de diversidade

Há muito por onde escolher nesta 26ª edição que arranca hoje, a rir com o Spasmo Teatro. Até final de outubro há uma maratona de cultura com 23 datas em Leiria, Marinha Grande, Batalha e Pedrógão Grande.

A 8 de outubro, o festival Acaso traz até ao Mercado de Santana Javier Ariza e o seu Seat 600: um espetáculo cheio de originalidade para Leiria ver

Ninguém fica indiferente a um Fiat 600. É um dos carros mais simpáticos da história automóvel e há décadas que encanta gerações. Mais empatia gera quando o velhinho 600 ganha vida própria, como se de Herbie se tratasse.

É isso que faz o espanhol Javier Ariza, utilizando-o – no caso, um Seat 600, a versão comercializada e popularizada do outro lado da fronteira – no espetáculo “Carman”, onde há malabarismo, acrobacia, clown, risos e emoção. “É uma maluqueira com muita piada, só falta o carro falar”, conta o diretor do festival Acaso, Pedro Oliveira, antecipando um dos espetáculos de destaque da 26ª edição, que arranca esta quinta-feira em Leiria.

Entre teatro, música, cinema e o lançamento de um livro multimédia, ao todo são 23 momentos que o festival organizado pelo grupo “O Nariz” traz a Leiria, sobretudo, e leva também à Marinha Grande, Batalha e Pedrógão
Grande.

Em 2021, o festival ganha peso internacional, com a presença de três estruturas espanholas, uma luso-alemã e do projeto português Nicho, criado pelo britânico Graeme Pulleyn.