Assinar
Covid-19

Covid-19: 36 utentes e 11 funcionários infetados no lar Nossa Senhora da Encarnação

O surto foi detetado no domingo após o internamento de um utente no hospital de Leiria por outros motivos de saúde.

Um surto de Covid-19 no lar Nossa Senhora da Encarnação, da Misericórdia de Leiria, registou até ao momento 47 casos positivos, entre os quais 36 idosos e 11 funcionários.

O surto foi identificado no domingo após o internamento de um utente no Hospital de Santo André, em Leiria, que deu entrada na unidade por outros motivos de saúde, tendo testado positivo após a realização do teste no local, adiantou ao REGIÃO DE LEIRIA Odete Mendes, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral (ACeS PL).

Após a deteção deste caso e do conhecimento de um caso positivo anterior entre funcionários, “foi feita uma primeira leva de testes rápidos a todos os utentes e funcionários”, explica a responsável, confirmando o internamento de outro utente positivo. “Todos os utentes estão bem” e “nenhum inspira cuidados”, acrescentou.

Desde segunda-feira, dia 25, foram testados os 105 idosos e os 90 funcionários do lar, estando os utentes infetados isolados numa ala da instituição, adiantou ao nosso jornal Carlos Poço, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, que confirmou a identificação de um total de 47 casos.

“As pessoas estão a ser vigiadas e estão assintomáticas”, acrescentou o responsável, dando ainda conta de que todos os idosos já receberam a terceira dose da vacina contra a Covid-19.

Odete Mendes admite que possam surgir mais casos, estando a Unidade de Saúde Pública a acompanhar a situação e a atualizar toda a informação.

Atualização
Segundo informação atualizada às 22h30 junto do ACeS PL, estão confirmados 49 casos positivos, entre os quais 39 utentes e dez funcionários (e não 11 como referido na notícia publicada às 12h30). Em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, Rui Passadouro, delegado de Saúde, adiantou que os dois doentes internados “estão estáveis” e que a instituição implementou o plano de contingência aprovado no início da pandemia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.