Assinar
Covid-19

Covid-19: Região de Leiria tem mais de mil novos casos e oito óbitos na última semana

Com o registo das novas infeções, total de ativos sobe para 1.601. É preciso recuar a fevereiro deste ano para encontrar um valor tão elevado.

A mais recente atualização dos dados Covid-19 na região de Leiria dá conta de 1.025 novos casos, 587 recuperados e oito óbitos na última semana.

Segundo os dados divulgados pelos municípios e autoridades de saúde, há esta sexta-feira um total de 40.861 casos confirmados desde o início da pandemia, em março de 2020. Destes, 38.296 já recuperaram.

Num momento em que os resultados diários de testes positivos voltam a aumentar em Portugal, também na região esta tendência se confirma. Há 1.025 casos confirmados na última semana.

Na última semana, foram registados mais 304 casos positivos no concelho de Leiria, sendo este o município com mais casos ativos (519) e mais testes positivos confirmados neste período de tempo.

Acima de uma centena de casos, só Caldas da Rainha, com 108 resultados positivos, seguido de Ourém com 98 casos positivos, e Alcobaça, com 95.

Acima da meia centena de casos está a Marinha Grande, com 77 novos casos confirmados, Pombal com 66 e Batalha com 58. Também a Nazaré que regista 55 casos. Seguem-se Porto de Mós, com 42 casos positivos, Ansião com 31, Peniche com 26, Óbidos com 24 e Bombarral com 15.

Com dez ou menos casos registados desde o dia 12 de novembro estão Figueiró dos Vinhos (10), Alvaiázere (9), Pedrógão Grande (4) e Castanheira de Pera (3).

A última semana foi marcante ao nível da mortalidade associada à Covid-19: oito pessoas morreram com causas associadas à infeção. O concelho da Marinha Grande foi o mais “atingido”, com três mortes. Em Leiria registaram-se duas e Peniche, Ansião e Batalha verificaram um óbito cada. São agora 935 as pessoas que faleceram na região com causas associadas à Covid-19.

No que diz respeito às recuperações, são num número bastante inferior ao de novos casos. Esta semana 438 doentes tiveram “alta” da doença. Leiria é o que tem o maior registo com 116 recuperações. Abaixo deste valor estão Caldas da Rainha com 59 e Ourém com 51 recuperados.

Dos 17 concelhos da região, apenas Alvaiázere não teve qualquer recuperação na última semana. Nos restantes territórios verificou-se a seguinte realidade: Alcobaça com 46 recuperações, Nazaré com 38 pessoas a superar a doença, Peniche com 29, Marinha Grande com 25 e Pombal com 21. Em Porto de Mós há mais 17 recuperações e outras 10 na Batalha. Ansião teve oito, Óbidos seis, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera com quatro cada e Bombarral com três. Apenas com uma recuperação nos últimos oito dias está Pedrógão Grande.

Com 1.601 casos ativos, este é o valor mais elevado dos últimos nove meses. Desde 25 de fevereiro que a região de Leiria não tinha um valor de casos ativos tão elevado, sendo que nessa data o país se encontrava em confinamento.

Fonte: Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo e municípios. Dados acumulados desde o início da pandemia em março de 2020

Os dados divulgados pelo REGIÃO DE LEIRIA referem-se aos 16 concelhos do distrito de Leiria e ao concelho de Ourém que, apesar de pertencer ao distrito de Santarém, mantém com Leiria grande proximidade e tem o Hospital de Santo André como hospital de referência.

(atualização às 11h31 do dia 19, com retificação dos dados referentes ao concelho de Peniche)

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.