Assinar
Covid-19

Covid-19: Câmara de Leiria instala posto de testagem na tenda gigante e abre dois no Mercado de Santana

Na segunda-feira, passarão a funcionar mais dois postos no Mercado de Santana. Confira ainda os outros locais de testagem na região

Os testes gratuitos promovidos pela Câmara de Leiria passaram hoje a ser feitos na tenda gigante do largo do Papa FERNANDO RODRIGUES

Os testes gratuitos que estavam a ser realizados numa unidade móvel em Leiria, junto ao terminal da Rodoviária, passaram esta quinta-feira a decorrer na tenda gigante instalada no largo do Papa.

Com o cancelamento do programa de animação natalícia Leiria Natal devido ao agravamento da situação pandémica na região e no país, as novas regras para a testagem e o aumento da procura por parte da população, a Câmara de Leiria transferiu o posto de testagem para a tenda, agora livre da pista de gelo e do “recreio dos duendes”.

O espaço funciona diariamente entre as 10 e as 19 horas, estando encerrado no sábado, dia 1 de janeiro, apurou o REGIÃO DE LEIRIA junto do município.

A nova estrutura deverá manter-se até final de janeiro, devendo o seu funcionamento ser reajustado para a realização da Final Four, em Leiria, e de acordo com eventuais novas medidas definidas pelo Governo.

Entretanto na segunda-feira, irão entrar em funcionamento dois novos postos de testagem gratuita no Mercado de Santana, que se manterão abertos diariamente até final de janeiro, entre as 10 e as 19 horas.

Cada um destes três postos conta com um ponto de recolha de amostras, estando prevista a eventual criação de um quarto posto para dar apoio a estas estruturas de acordo com as necessidades, explica o município, que justifica a iniciativa como “medida de contenção de cadeias de infeção”.

Quanto às equipas afetas à testagem nestes postos são constituídas por profissionais de saúde contratados pela autarquia, pessoal da Câmara Municipal, escoteiros e estudantes de Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Leiria.

Para além destes três postos, 11 farmácias do concelho aderiram ao programa de comparticipação do Estado para a realização de testes rápidos de antigénio gratuitos à população: Antunes, Baptista, Boavista, David, Dulce Caçador, Lis, Maio, Nova, Sanches, Senhor dos Milagres e Sol.

Até esta quarta-feira, tinham sido realizados 3.176 testes no posto móvel situado junto à Rodoviária.

Pombal: Testes gratuitos no jardim do Cardal

O Município de Pombal disponibilizou gratuitamente 500 testes rápidos de antigénio, num espaço instalado no Jardim do Cardal. A iniciativa, a cargo de profissionais dos Laboratórios Beatriz Godinho, decorre esta quinta-feira, até às 18 horas, para todos os cidadãos interessados..

Simultaneamente, desde o dia 18 de dezembro, o autarquia disponibiliza, no mesmo espaço, com o apoio dos Bombeiros Voluntários, testes rápidos de antigénio em modalidade de autoteste. Ação que se prossegue amanhã, sexta-feira, entre as 10 e as 13 horas, sem necessidade de marcação prévia.

Ourém: Posto de testagem no Centro de Exposições

Em vésperas de Ano Novo, a Câmara de Ourém dá continuidade a ações de testagem gratuita no Centro de Exposições de Ourém. Esta quinta-feira, até às 18 horas, e amanhã, sexta-feira, entre as 10 e as 16 horas.

Segundo a autarquia, nos dias 22, 23 e 24 de dezembro foram realizados 2.508 testes naquele centro, através dos quais foi possível diagnosticar 58 casos de Covid-19.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados