Assinar


Covid-19

Covid-19: Portugal regista novo recorde diário com 250 mil testes realizados na quarta-feira

Na noite de ontem, quinta-feira, era longa a fila de pessoas para serem testadas no posto móvel de testagem de Leiria.

Fernando Rodrigues

Portugal voltou a ultrapassar o máximo de testagem diária na quarta-feira, com a realização de 249.834 testes realizados e uma taxa de positividade de 5%, revelou o Instituto Nacional de Saúde (INSA) Ricardo Jorge.

De acordo com o INSA, 186.136 (74,5%) dos testes realizados na quarta-feira foram testes rápidos de antigénio, de uso profissional, realizados na rede de laboratórios e farmácias.

Desde o início da pandemia, já foram efetuados, em Portugal, perto de 24,5 milhões de testes de diagnóstico à covid-19, um balanço que não inclui os autotestes.

Entre 1 e 22 de dezembro foram realizados no país mais de três milhões de testes à covid-19, dos quais 2,1 milhões foram testes rápidos de antigénio, efetuados em laboratórios e farmácias.

Este valor, segundo o INSA, está relacionado com as medidas que impõe “a necessidade de apresentação de teste negativo para SARS-CoV-2 no acesso a determinados serviços ou locais, bem como o aumento de pontos de testagem em todo o país”.

O anterior máximo de testagem diário tinha sido atingido na passada sexta-feira, dia 17 de dezembro, com mais de 227 mil testes.

Desde o início da pandemia, já foram realizados em Portugal cerca de 16,1 milhões de testes RT-PCR e 8,4 milhões de testes de antigénio de uso profissional.

Os testes de antigénio de uso profissional voltaram a ser gratuitos nos laboratórios e farmácias aderentes ao regime de comparticipação pelo Estado em 19 de novembro e vigora pelo menos até 31 de dezembro, destacou o INSA.

A medida abrange agora toda a população, possibilitando a cada utente realizar até seis testes gratuitos por mês, com o objetivo de intensificar o controlo da pandemia, ao identificar e isolar os casos detetados.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados