Assinar
Covid-19

Covid-19: Capacidade de vacinação do ACeS Oeste Norte aumenta com abertura de novos centros

Depois de Caldas da Rainha e Peniche, está prestes a abrir nos próximos dias um novo centro de vacinação em Alcobaça

O novo centro de vacinação de Peniche abriu portas este domingo CMP

A capacidade de vacinação contra a Covid-19 na área do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte vai aumentar de uma média diária de 1.700 vacinas para 2.800, com a mudança de três centros de vacinação para pavilhões com maior capacidade.

O Centro de Vacinação Covid-19 (CVC) de Caldas da Rainha foi transferido este domingo do pavilhão da Mata Rainha D. Leonor para o pavilhão do Arneirense e o de Peniche passou de uma tenda para o pavilhão da EB 2,3 Dom Luis de Ataíde.

Segundo adiantou Ana Pisco, diretora do ACeS Oeste Norte à Lusa, estas duas medidas permitem aumentar “a capacidade de vacinação de cerca de 700 pessoas para cerca de 1.000 nas Caldas da Rainha, e de cerca de 250 para 500 pessoas em Peniche”.

Deverá entretanto abrir um novo centro em Alcobaça, onde “na segunda-feira será feita a instalação da fibra ótica, aguardando a autorização de abertura nos dias seguintes”, afirmou a responsável durante uma visita realizada esta manhã ao centro de vacinação das Caldas da Rainha.

Além do aumento de postos de vacinação, o ACeS Oeste Norte “aumentou os recursos humanos, com a contratação – através de empresas de serviços – de pessoal de enfermagem, sobretudo, e de médicos para fazerem o acompanhamento”, acrescentou a diretora.

Segundo Ana Pisco, na região Oeste estão atualmente a ser vacinadas “pessoas abaixo dos 60 anos e já foi feito o reforço (segunda dose) das pessoas que tinham levado a vacina da Janssen”, esperando-se que “o grande boom” de vacinação aconteça “nos meses de janeiro e fevereiro”, com a administração do reforço aos utentes vacinados com a AstraZeneca até ao final de julho de 2021.

A velocidade de vacinação está a ser condicionada pelo elevado número de pessoas que “estão infetadas e não podem fazer a vacina, tendo de esperar o prazo determinado pela Direção-Geral da Saúde para poderem fazer a dose do reforço”, disse Ana Pisco, sublinhando que no fim de semana existiam, na área do ACeS, “cerca de 2.700 utentes em isolamento”.

A relocalização do centro de vacinação das Caldas da Rainha foi financiada pela Câmara, que, segundo o presidente, Vitor Marque, “investiu alguns milhares de euros na pintura e manutenção do espaço e na aquisição dos módulos para os postos de vacinação”.

A autarquia criou ainda um parque de estacionamento para os utentes e alterou percurso dos autocarros Toma, que passam a ter uma paragem junto ao pavilhão.

“Temporariamente será ainda assegurado um serviço de ‘shuttle’ [transbordo] dos utentes que, não tendo conhecimento da mudança de local, se dirijam ainda ao Pavilhão da Mata”, informou Vitor Marques.

O centro de vacinação das Caldas da Rainha é aquele que tem maior capacidade de resposta na área do ACeS Oeste Norte, servindo os utentes deste concelho e do de Óbidos.

O agrupamento integra os centros de saúde de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche, responsáveis pela prestação de cuidados primários a cerca de 200 mil utentes.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados