Assinar
Covid-19

Covid-19: Quase 50 mil crianças vacinadas no primeiro dia do segundo período de vacinação

Decorre até domingo a vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos, durante o período da manhã. À tarde, a vacinaçao é para utentes da comunidade escolar, pessoal docente e não docente.

Cerca de 49.100 crianças entre os 5 e os 11 anos foram ontem, quinta-feira, até às 19 horas, vacinadas contra a covid-19, segundo um balanço divulgado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

O segundo período de vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos começou ontem e estão agendadas até domingo mais de 105 mil vacinações.

Decorreu também ontem a vacinação de utentes do grupo prioritário de vacinação da comunidade escolar, tendo sido vacinadas cerca de 23.000 pessoas, além de cerca de 4.900 profissionais das creches e ATL.

Globalmente, segundo os dados divulgados pelos SPMS, ao longo do dia de quinta-feira foram realizadas mais de 84 mil inoculações nestas populações.

Na parte da manhã, até domingo, decorre a vacinação das crianças nesta faixa etária.

No período da tarde, e também até domingo, decore a vacinação de reforço contra a covid-19, em modalidade Casa Aberta através de senha digital, especificamente para a comunidade escolar, pessoal docente e não docente, lembra-se no comunicado dos SPMS.

“Os utentes elegíveis da Comunidade Escolar do ensino básico e secundário e das Respostas Sociais na infância que queiram vacinar-se com a dose de reforço, terão de efetuar previamente o pedido de senha digital no Portal COVID-19 (https://covid19.min-saude.pt/casa_aberta/)”, explicam os SPMS.

No comunicado alerta-se que para obter a senha digital os utentes devem pedi-la no dia em que querem ser vacinados e devem informar-se (em https://covid19.min-saude.pt/CVC) da disponibilidade do centro de vacinação pretendido. E no local apresentar documento comprovativo da profissão.

Só na quinta-feira foram pedidas mais de 18.500 senhas digitais, segundo o comunicado.

No primeiro período para a vacinação de crianças entre os 5 e 11 anos, que decorreu no fim de semana de 18 e 19 de dezembro, foram vacinadas 95.752 crianças com a dose pediátrica da Pfizer.

A decisão de vacinar este grupo etário foi anunciada pelo Governo em 10 de dezembro, após a recomendação da Direção-Geral da Saúde (DGS), ouvida a Comissão Técnica de Vacinação e ponderadas as questões de natureza logística com o núcleo de coordenação de apoio ao Ministério da Saúde.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados