Assinar


Legislativas 2022

Legislativas: Câmara de Leiria vai testar à Covid-19 os 700 membros das mesas de voto

Principal foco é garantir que decorra com todas as condições de segurança para todas as pessoas envolvidas, refere autarca.

A Câmara de Leiria vai testar à Covid-19 os 700 membros das mesas de voto nas eleições legislativas de dia 30, disse hoje à agência Lusa a vereadora Catarina Louro.

“No dia das eleições, em cerca de 140 mesas distribuídas pelas várias freguesias, envolvendo mais de 700 pessoas, todas serão testadas”, afirmou Catarina Louro, que tem o pelouro da Modernização Administrativa.

Segundo a autarca, o “principal foco neste processo eleitoral é garantir que decorra com todas as condições de segurança para todas as pessoas envolvidas, desde as equipas aos votantes”.

“As pessoas têm de se sentir seguras no processo, de modo a poderem exercer o seu direito com um sentimento de confiança, sem qualquer receio”, salientou.

Catarina Louro referiu que, “além de todos os cuidados e procedimentos que já são habituais, como definição de percursos, uso obrigatório de máscara, desinfeção das mãos e de todos os materiais usados, também serão realizados testes aos elementos das diferentes equipas”.

No total, o município prevê testar “cerca de 800 pessoas que estarão envolvidas no processo de recolha dos votos das pessoas em isolamento, das pessoas institucionalizadas em estruturas residenciais para pessoas idosas [lares] e dos detidos, no processo do voto antecipado e no próprio dia das eleições”.

“A testagem assume uma atitude preventiva que o município quer assumir, garantindo a segurança das pessoas e detetando eventuais positivos, procedendo à sua rápida substituição”, adiantou a vereadora, assegurando que todos os espaços, especialmente as escolas, serão desinfetados após a utilização para as eleições.

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é assinante, entre com a sua conta. Entrar