Assinar


Cultura

Leiria lança Plano Local de Cinema com a ambição de chegar a 14 mil alunos

O plano inclui programação nas áreas do cinema e da fotografia para o ano letivo de 2022.

O Teatro Miguel Franco é um dos espaços culturais envolvidos pelo Plano Nacional de Cinema, de Leiria Foto de arquivo

Catorze mil alunos de vários níveis de ensino do concelho de Leiria vão ser abrangidos pelo Plano Local de Cinema, que promove em 2022 diversas atividades em escolas e espaços culturais do município.

O cinema é “uma das prioridades da agenda da Cultura e da Educação” do município de Leiria, assumiu à agência Lusa a vereadora Anabela Graça, explicando que o PLC agora lançado está “enraizado no Plano Nacional do Cinema e, em parceria, com a Direção-Geral das Artes”.

“O PLC pretende valorizar o cinema, no concelho, enquanto veículo de promoção do desenvolvimento pessoal, cultural e pedagógico, e, mais especificamente, da literacia para o cinema e obras cinematográficas”, disse a vereadora.

Através deste plano, Leiria pretende “conquistar o público escolar e despertar nos mais jovens a sua valorização enquanto forma de expressão artística”.

Para o ano letivo de 2022 foi definida uma programação nas áreas do cinema e da fotografia, que inclui concursos, ciclos de cinema e a projeção de filmes de vários géneros cinematográficos – com algumas sessões comentadas -, bem como extensões de festivais de cinema, exposições de vídeo art e oficinas pedagógicas, “atividades e experiências valiosas para todos os professores e famílias destes alunos”.

Pensado no âmbito da estratégia de “aproximação da Educação e da Cultura”, o PLC de Leiria associa-se à Rede Cultura 2027, envolvendo ainda o mimo – Museu da Imagem em Movimento e o Teatro Miguel Franco, sempre “em estreita articulação com a oferta do Plano Nacional de Cinema” nas escolas do concelho.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados