Assinar
Leiria

Município de Leiria e Nerlei querem mais adultos a navegar na Internet

Objetivo do EuSouDigital é promover a capacitação digital de um milhão de adultos em Portugal

Momento após a assinatura do protocolo pelo presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes (esq.)

O Município de Leiria, através da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, e a Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria integram o programa EuSouDigital, de capacitação digital de adultos.

A assinatura do protocolo de constituição da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira como centro do EuSouDigital aconteceu na sexta-feira, dia 4, em paralelo a uma sessão de aprendizagem, em que “os mentores do programa ajudaram os alunos a navegar na Internet, a procurar informação e a criar a sua identidade digital”, segundo a autarquia.

A biblioteca “vai ser uma das pontes com a comunidade local, disponibilizando neste momento dois mentores, que irão promover a iniciativa de capacitação digital, bem como os equipamentos necessários”, adianta.

Outra ponte com o igual objetivo será instalada na Nerlei, que “se encontra nesta fase a alargar a sua base de dados de mentores e também a receber inscrições de alunos”, como revelou na segunda-feira, dia 28.

O programa propõe-se trabalhar com pessoas que não têm qualquer interação com o mundo online, em particular adultos acima dos 45 anos, e que pretendam adquirir competências digitais básicas essenciais ao dia-a-dia.

Tem como objetivo promover a capacitação digital de um milhão de adultos em Portugal até ao final de 2023, através do desenvolvimento de uma rede de mais de 30 mil voluntários, apoiados em mais de 1.500 centros que estão a ser criados a nível nacional.

O EuSouDigital é uma iniciativa do Estado, através da Estrutura de Missão Portugal Digital, da Caixa Geral de Depósitos e do MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, sendo cofinanciado pelo Portugal 2020.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados