Assinar
Cultura

José Milhazes apresenta “A Mais Breve História da Rússia” na Biblioteca de Leiria

Apresentação decorre sábado, dia 19, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, pelas 17 horas.

USRDL

O jornalista José Milhazes está no próximo sábado, dia 19, em Leiria, para apresentar o livro da sua autoria “A Mais Breve História da Rússia”.

A obra “retrata uma Rússia dos nossos dias que abrange um enorme território, com uma área aproximada de 17 milhões de km2, atravessado por mais de dez fusos horários, com terras eternamente congeladas, densas florestas e infindas estepes, extensos rios e lagos, fazendo fronteira com 16 países”, refere a nota de imprensa enviada pelo Município de Leiria.

Pretende fornecer ao leitor informações úteis para a compreensão da história do maior país do mundo, como surgiu e se desenvolveu ao longo do tempo. Foca-se também na grande diversidade cultural que existe, “cerca de 160 povos com culturas muito diversas” e nos “acontecimentos e feitos mais marcantes da história do povo russo”, indica a mesma nota.

“A Mais Breve História da Rússia” percorre momentos desde os povos eslavos, antes de Cristo, até à atualidade, com Vladimir Putin.

José Milhazes nasceu e cresceu na Póvoa de Varzim. Em 1977 foi estudar para a União Soviética. Licenciou-se em História da Rússia na Universidade Estatal de Moscovo (Lomonossov) e estabeleceu-se naquele país enquanto tradutor de obras literárias e políticas. Em 1989 começou a fazer trabalho jornalístico na TSF e depois noutros media portugueses. Fez o doutoramento em 2008 dedicado ao tema “Influência das ideias liberais espanholas e portuguesas na Rússia”.

Regressou a Portugal em 2015 com um conhecimento incomparável no panorama português sobre a sociedade, a política e a história russas. É autor de vasta obra publicada, da qual destacamos “As Minhas Aventuras no País dos Sovietes” (2017) e “Os Blumthal” (2019). Em 2013 foi distinguido com a Ordem do Mérito da República Portuguesa.

A apresentação decorre na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, pelas 17 horas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados