Assinar
Leiria

Município de Leiria distingue 19 figuras e entidades

As distinções vão ser atribuídas no Dia do Município, 22 de maio, em cerimónia no Teatro José Lúcio da Silva.

A investigadora Joana Carvalho, o professor Fernando Elias, as atletas Irina Rodrigues e Odete Fiúza, o empresário Diamantino Marto e o professor João Bonifácio Serra são algumas das personalidades que vão ser distinguidas

Dezanove pessoas e entidades vão ser distinguidas pela Câmara de Leiria no próximo dia 22 de maio, Dia do Município. A cerimónia deverá decorrer no Teatro José Lúcio da Silva, no período da manhã, com os habituais discursos do presidente Gonçalo Lopes, do vereador da oposição, e do presidente da Assembleia Municipal António Sales.

É precisamente o antecessor do atual secretário de Estado adjunto e da Saúde um dos leirienses que será distinguido com a Classe Serviços Relevantes no dia 22.

Além de António Sequeira, ex-presidente da Assembleia Municipal de Leiria, também serão homenageados João Bonifácio Serra (prof. ensino superior), Paulo Bártolo (investigador), Francisco de Lacerda (investigador), Fernando Elias (professor e antigo diretor do Agrupamento de Escolas de Colmeias), Joana Carvalho (cientista), bem como as associações Oikos – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria e InPulsar- Associação para o Desenvolvimento Comunitário e a empresa Betinatexteis.

Na categoria Cultura, a Filarmónica de Monte Redondo Nossa Senhora da Piedade é distinguida com o grau ouro, e António Dinis Fernandes, pelo seu contributo como presidente da Filarmónica de Chãs – Filarmónica do Sagrado Coração de Jesus e Maria, recebe o grau cobre.

Na Categoria Desporto, as distinções vão para duas leirienses com várias participações em provas de alta competição, com destaque para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos: Irina Rodrigues e Odete Fiúza.

A Categoria Empresarial não é esquecida e o reconhecimento do percurso traçado há várias décadas, na região e lá fora, é enaltecido com as distinções de grau ouro à ACILIS – Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria e de grau prata à Americana SA e aos grupos AM Confraria, Aníbal Cristina e CAC – Companhia Avícola do Centro.

O empresário Diamantino Marto, “um dos representantes mais prestigiados da comunidade portuguesa em diáspora, tendo por isso sido já agraciado pela República Portuguesa”, explica a autarquia, receberá o grau prata na Categoria Empresarial.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados