Assinar

Respostas quiz “Teste os seus conhecimentos sobre o rastreio do cancro da mama”

O REGIÃO DE LEIRIA preparou um quiz sobre o rastreio do cancro da mama, um dos temas abordados na Aldeia da Saúde. Confira abaixo as respostas ao questionário que está a decorrer nas “histórias” do nosso Instagram.

1 – O programa de rastreio do cancro da mama de base populacional, organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, destina-se a mulheres entre os 50 e os 69 anos de idade, que não apresentam sintomas. Antes dos 50, o seguimento das utentes é feito pelos médicos assistentes que podem prescrever a realização regular de exames de rastreio, incluindo mamografias, a mulheres a partir dos 40 anos, ou mais cedo se existir risco aumentado.

2 – O programa de rastreio de cancro da mama consiste na realização de uma mamografia , que visa a deteção de tumores muito pequenos, muitas vezes não palpáveis. O exame é posteriormente estudado por dois ou mais médicos radiologistas. Em caso de dúvida, a utente é chamada para repetição do exame ou para uma consulta clínica de aferição.

3 – O rastreio de base populacional para mulheres entre os 50 e os 69 anos realiza-se por convite, sendo efetuado de dois em dois anos. Os rastreios acontecem em unidades móveis que estacionam, na grande maioria dos casos, junto aos centros de saúde, onde regressam a cada dois anos.

4 – A realização da mamografia no âmbito deste rastreio é totalmente gratuita para as utentes, incluindo os exames que forem eventualmente prescritos posteriormente.  

5 – Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro, e de acordo com dados nacionais, cerca de 1% de todos os cancros da mama afeta homens.

O rastreio do cancro da mama será um dos temas abordados na tertúlia “Com(o)viver com o cancro” que decorre amanhã, sábado, às 16 horas, no Mercado de Santana, em Leiria, no âmbito da 10ª edição da Aldeia da Saúde.

Organizado pelo REGIÃO DE LEIRIA, com o apoio da Câmara de Leiria, o evento propõe três dias dedicados ao bem-estar, com entrada livre e gratuita.

A quase duas dezenas de palestras, workshops, tertúlias e atividades, somam-se 23 oportunidades para o público avaliar o seu estado de saúde e esclarecer dúvidas com especialistas de diversas áreas.

Fique a par do programa detalhado através do guia que pode consultar aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados