Assinar
Saúde

Revista gratuita dedicada à Saúde com o REGIÃO DE LEIRIA desta semana

O Diretório de Saúde 2022 antecipa a 10ª edição da Aldeia da Saúde que decorre de 27 a 29 de maio, no Mercado de Santana, em Leiria.

Edição de 84 páginas inclui vários dossiês com tónica na prevenção de doenças e promoção da saúde

O Diretório de Saúde 2022, que o REGIÃO DE LEIRIA publica anualmente, regressa esta semana com novos temas, procurando esclarecer os leitores sobre diversas patologias, com a colaboração de três dezenas de especialistas.

A visita ao laboratório de Patologia Clínica do Centro Hospitalar de Leiria, que viu reforçada a sua capacidade tecnológica e de resposta face ao aumento das solicitações dos diferentes serviços hospitalares, é um dos temas de destaque da revista que o REGIÃO DE LEIRIA distribui gratuitamente com o jornal desta quinta-feira, 19 de maio.

A prevenção continua a ser o melhor remédio e não pode estar dissociada do grau de literacia em saúde dos cidadãos, isto é da sua capacidade em aceder, compreender e usar informações em saúde para poderem tomar decisões fundamentadas. Quanto melhor for a literacia, mais facilidade terão os utentes em adotar comportamentos protetores da saúde e medidas de auto-cuidado.

As doenças renais, entre as quais a insuficiência renal crónica, a litíase renal e os tumores do cancro do rim e do urotélio, integram por sua vez um dossiê que ajuda a esclarecer quais os principais sintomas e sinais de alerta associados, fatores de risco e tratamentos, e que cuidados podem ser adotados para prevenir estas patologias.

Como é o caso da prática regular de atividade física que traz comprovados benefícios para a saúde, contribuindo para minimizar alguns fatores de risco.

O REGIÃO DE LEIRIA conversou neste âmbito com Marlene Nunes Silva, diretora do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, que explica em entrevista porque é tão importante uma estratégia nacional de intervenção nesta área, e partilha testemunhos de médicos e enfermeiros, que são também atletas nas horas vagas.    

A revista dedica ainda um espaço aos primeiros socorros, onde esclarece como atuar e o que não se deve fazer nalgumas situações de emergência.

Convidámos ainda profissionais de diversas especialidades a responder a dúvidas e questões essenciais sobre problemas de saúde comuns entre a população.

A revista é distribuída gratuitamente esta quinta-feira com a edição semanal do REGIÃO DE LEIRIA e antecipa a 10ª edição da Aldeia da Saúde que decorre de 27 a 29 de maio, no Mercado de Santana, em Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados