Assinar
Caldas da Rainha

World Press Cartoon sem gala de entrega de prémios devido a cortes orçamentais

O evento sofreu um corte orçamental de cerca de um terço da comparticipação da Câmara das Caldas da Rainha.

Os vencedores do World Press Cartoon (WPC) vão ser anunciados no sábado, nas Caldas da Rainha, numa edição marcada por cortes orçamentais que impedem a realização da tradicional gala de entrega de prémios com a presença dos cartunistas internacionais.

Pela primeira vez desde 2017, ano em que o salão de desenho e humor na imprensa passou a realizar-se nas Caldas da Rainha, “o anúncio dos prémios vai ser feito sem festa, mantendo-se a exposição de desenhos e a edição do catálogo”, disse hoje à agência Lusa o diretor do World Press Cartoon (WPC), António Antunes.

Em causa está “um corte orçamental de cerca de um terço da comparticipação da Câmara”, justificada pelo executivo “com o decréscimo de receitas em consequência da pandemia de covid-19”, explicou o cartunista, sem precisar qual o orçamento do certame para esta edição.

O corte implica, para além da não realização do espetáculo de entrega dos prémios, que os autores premiados não se desloquem à cidade onde, além de receberem o prémio, costumam dedicar uma manhã a desenhar caricaturas nas principais ruas das Caldas da Rainha.

“Perde-se esse contacto e perde-se a divulgação internacional do certame, mas espero que no próximo ano haja condições financeiras, por parte da autarquia, para que o salão recupere o figurino tradicional”, afirmou o cartunista.

Na sua 17ª edição o WPC teve a concurso perto de 300 obras publicadas na imprensa e plataformas online em mais de 70 países.

Entre os temas mais abordados, António Antunes destaca “a saída de Angela Merkel, ainda muito covid-19, e, como de costume, Donald Trump e Jair Bolsonaro” a marcar lugar entre os mais caricaturados.

Os desenhos foram avaliados por um júri internacional que integrou, além do representante da organização, António Antunes, a jornalista francesa Catherine André, o diretor de arte luso-brasileiro Marco Grieco e os cartunistas Pierre Kroll, da Bélgica e Jaume Capdevila, de Espanha.

A seleção dos melhores desenhos vai estar em exposição no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha a partir de sábado, podendo ser visitada gratuitamente até ao dia 28 de agosto.

O WPC, que se realizava em Sintra, desde 2005, mudou-se em 2014 para Cascais e sofreu, em 2015, uma redução no valor monetário dos prémios, que ascendem a um total de 25 mil euros.

Em 2016, pela primeira vez, a iniciativa não se realizou, por falta de patrocínios e em 2017 passou a realizar-se nas Caldas da Rainha, ao abrigo de um protocolo com a autarquia que assegurava um apoio monetário de 180 mil euros, acrescidos de IVA.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.