Assinar
Leiria

Vítimas de violência doméstica vão ter mais um espaço de apoio

O novo espaço “Flor do Liz” irá abrir na cidade de Leiria e pretende proporcionar apoio psicossocial e realizar as “diligências processuais para proteção da vítima”

Um novo espaço de apoio às vítimas de violência doméstica e de outros crimes está prestes a abrir na cidade de Leiria. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara de Leiria, a PSP, a associação Mulher Século XXI, a Procuradoria da República da Comarca de Leiria e o Centro Distrital de Leiria da Segurança Social.

Segundo o protocolo de cooperação, aprovado na reunião de Câmara de terça-feira, o projeto visa proporcionar um local “seguro e confortável” de atendimento a “vítimas de violência doméstica e especialmente vulneráveis que, pelo seu grau de risco, perigosidade e/ou necessidade de intervenção urgente, necessitem de permanecer num espaço seguro pelo tempo estritamente necessário até à resposta adequada das entidades competentes para garantir a sua estabilidade e segurança”.

O novo espaço, denominado “Flor do Liz”, não substitui as estruturas de emergência e acolhimento da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, refere o protocolo, sendo também objetivo proporcionar apoio psicossocial às vítimas, “realização de diligências processuais para a proteção da vítima” ou “para evitar a revitimização”.

Para a concretização deste projeto, a PSP cede uma casa de função, que será objeto de adaptação por parte da autarquia. A localização será apenas do conhecimento dos profissionais intervenientes e das vítimas encaminhadas para atendimento.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.