Assinar
Região à Mesa

Gosta de doces? Há novas especialidades para saborear e avaliar no Prove Leiria Doçaria

Até 22 de outubro, decorrem as votações para o melhor doce de Leiria. A concurso estão nove iguarias confecionadas por pastelarias que participam no Prove Leiria Doçaria.

O Prove Leiria Doçaria regressa ao Mercado de Santana, em Leiria, no próximo fim de semana, entre os dias 21 e 23 de outubro, e até dia 22 estão a decorrer as votações para o “Doce dos leirienses”.

Estão a concurso nove especialidades das pastelarias aderentes ao evento.

Este é um concurso que habitualmente decorre durante o período que antecede e decorre o certame, e que convida os leirienses a escolher o seu doce preferido, confecionado por uma pastelaria da região. Confira a seguir os doces a concurso.

Água na boca
Este ano, a pastelaria Pão Quente concorre com um bolo que promete deixar “Água na boca”. Trata-se de um bolo de massa fina e pão de ló, com recheio crocante, cobertura de creme e morangos laminados.

Brisa Morena
A pastelaria Pires apresenta a “Brisa Morena”, confecionada com açúcar amarelo, gemas de ovos, nozes e cacau. Segundo a pastelaria, é uma opção “menos doce que a Brisa do Liz”, levemente amarga e crocante.

Delícia de caramelo
“Delícia de caramelo” é a proposta da Permarcati: um bolo com base de bolacha crocante, chocolate branco e frutos secos caramelizados no topo.

Dom Morgado
O estabelecimento Dolce Peccato concorre com um doce ideal para os fãs de ovos moles. É o “Dom Morgado”, uma iguaria confecionada com “leves discos de merengue com noz” envolvidos numa camada de ovos moles e polvilhados com pedaços de noz e açúcar.

Pudim de Noz
As nozes são também o ingrediente principal do doce apresentado pela pastelaria Maglice. É o “Pudim de Noz”, com ovos, açúcar e sem glúten.

Margarida do Liz
Na corrida ao primeiro lugar do pódio está também a “Margarida do Liz”: um folhado com recheio à base de creme de ovos, gila e especiarias, criado pela Sar & Doce.

Pedra de Colipo
Tendo como inspiração as origens da cidade do Lis, a Real Padaria criou a “Pedra de Colipo”, confecionada com a base dos doces conventuais e pão. Tudo envolto numa “leve e estaladiça camada de massa filo”.

Queque de Queijo
A pastelaria Mimo Doce Heritage concorre com um queque confecionado com queijo, ovos, açúcar, farinha e água. Segundo a pastelaria, é um “Queque de Queijo”, mas que não sabe a queijo.

Tachinho de Pinhão
O “Tachinho de Pinhão” é outra das iguarias em que pode votar. Criado pela pastelaria Brisanorte, o doce tem como estrela o tradicional pinhão da região, combinado com uma massa feita com gemas de ovos, açúcar e grão.

Uma combinação que à primeira vista pode parecer estranha, mas que de acordo com o responsável da pastelaria, tem conquistado o paladar de muitos. Trata-se de um “doce inovador e diferente” que a pastelaria gostava de ver divulgado como um doce regional de Leiria, explica Armando Rato.

Esta é a proposta da Brisanorte para a edição de 2022 e que até “esgotou no passado fim de semana”.

Recorde-se que no ano de 2021 o vencedor do Prove Leiria foi a “Coroa D.Dinis”, uma criação também desta pastelaria, pensada exclusivamente para o evento e que desde então tem rendido bastante nas vendas.

As votações para eleger o doce favorito dos leirienses decorrem até às 17 horas do próximo dia 22.

Todos os participantes na votação estão também elegíveis para o sorteio de um bolo de aniversário de dois quilos com decoração à escolha, oferecida pela pastelaria. O vencedor será divulgado nas páginas de Facebook e Instagram de É de Leiria!, após fecharem as votações, que este ano também podem ser feitas de forma presencial durante o evento.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.