Assinar
Sociedade

Morreu António José Laranjeira, consultor de comunicação e antigo jornalista

António Laranjeira é uma figura incontornável do jornalismo em Leiria, tendo estado ligado à fundação de dois jornais.

Foto de rosto de António Laranjeira

O consultor de comunicação e antigo jornalista António José Laranjeira morreu hoje, durante uma caminhada em Sintra, aos 59 anos.

Natural de Monte Real, concelho de Leiria, é um dos nomes incontornáveis do meio jornalístico da região, tendo sido um dos fundadores do Jornal de Leiria, coordenador do Diário de Leiria e cronista do REGIÃO DE LEIRIA. Fundou e dirigiu ainda o jornal Notícias de Leiria.

Os 25 anos de carreira na imprensa incluíram ainda órgãos nacionais de referência como o Diário Económico, Semanário Económico e Semanário, onde exerceu funções de edição, chefia e direção.

Em 2004, fundou a Midlandcom e desde 2020 que era gerente da World Paragraph, ambas consultoras vocacionadas para a gestão de crise, consultadoria de comunicação, comunicação e marketing político, assessoria mediática e publishing, entre outras áreas.

Licenciado em Psicologia Social e das Organizações, era docente do ensino superior na Porto Business School, onde desde há 12 anos lecionava Gestão de Crise na pós-graduação em Comunicação Empresarial.

Como consultor trabalhou nos sectores financeiro, da indústria, educação, comunicação, comércio e serviços. Na área da gestão de crise, foi consultor nos maiores processos políticos e judiciais dos últimos anos em Portugal, como a “Operação Marquês”, “Operação Fizz”, “Caso Tancos”, “Caso GPS” e “Luanda Leaks”.

Entre as entidades e organizações a que prestou serviços destacam-se, a nível regional, o Instituto Politécnico de Leiria, o Centro Hospitalar de Leiria, a Valorlis, Grupo GPS e Grupo NOV. Foi ainda responsável pelas campanhas políticas de eleição de Raul Castro para a Câmara de Leiria, da candidatura de Gonçalo Lopes, bem como a candidatura do PS por Leiria nas últimas legislativas.

A nível nacional colaborou com instituições como Unicre, ISCTE, Universidade Nova de Lisboa, Liga dos Bombeiros Portugueses, ERC – Entidade Reguladora da Comunicação Social, Saint-Gobain Sekurit Portugal, Grupo Lusíadas Saúde, entre outros.

António José Laranjeira era pai de dois filhos maiores.

As cerimónias fúnebres vão decorrer em Leiria, com velório, a partir das 17h30, desta terça-feira, na casa mortuária de Leiria. Amanhã, quarta-feira, dia 9, decorrem as cerimónias religiosas pelas 11 horas, na casa mortuária de Leiria, seguindo depois para o crematório de Leiria.

(atualização no dia 8 de novembro de 2022, pelas 14h20, com indicação das cerimónias fúnebres)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados