Assinar
Pombal

Os desafios e oportunidades do rio Arunca estão em análise este sábado em Pombal

Especialistas vão apresentar alguns contributos para melhorar a ligação dos cidadãos com o rio.

Amigos do Arunca

“Melhorar o conhecimento, a articulação e a ação dos diversos intervenientes em prol de uma melhoria contínua dos rios e ribeiras” é o objetivo das primeiras “Jornadas do rio Arunca: desafios e oportunidades”. O curso de água é afluente do rio Mondego e atravessa várias freguesias do concelho.

O encontro para falar sobre o Arunca decorre este sábado, dia 3, em Pombal. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados (inscrições em gavereadores@cm-pombal.pt).

A Câmara de Pombal, entidade organizadora, vai debater os desafios e oportunidades do rio Arunca, afluente do rio Mondego, e que atravessa várias freguesias do concelho, no sábado, a partir das 09:30, no Teatro-Cine.

Os trabalhos iniciam-se às 9h30, no Teatro-Cine de Pombal, com a intervenção do presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, seguindo-se a apresentação da Estratégia Nacional de Reabilitação de Rios e Ribeiras pelo diretor da Administração de Região Hidrográfica do Centro, Nuno Bravo.

Maria João Feio, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra, vai falar sobre “O estado ecológico dos rios portugueses e as principais condicionantes à preservação da sua biodiversidade”, seguida de Jael Palhas, investigador do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, que aborda o tema “Vegetação aquática do rio Arunca”.

Pelas 11h20, Pedro Teiga, da empresa E.Rio, intervém sobre “Reabilitação de rios”, e Margarida Marques Teixeira, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, discursa sobre “O sector agrícola no Vale do Arunca”. A última apresentação é do biólogo António Martins: “Arunca: um rio de oportunidades”.

O período de debate tem início às 12h20.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados