Assinar


Leiria

Presença de segurança garante reabertura do polo de saúde de Santa Eufémia

O serviço de segurança é assegurado pela União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista, que se disponibilizou de imediato a garantir o funcionamento do posto de saúde

O polo de saúde de Santa Eufémia, em Leiria, reabriu esta quarta-feira, dia 21, com a presença de um segurança, suportado pela junta de freguesia, após quatro dias de encerramento devido a desacatos provocados por utentes.

A confirmação da reabertura foi dada pelo diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, Marco Neves, que espera que o funcionamento retome a sua normalidade.

O serviço de segurança é assegurado pela União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista, que se disponibilizou de imediato a garantir o funcionamento do posto de saúde com todas as condições para profissionais e utentes, após desacatos provocados por uma família de utentes.

Devido aos desacatos, a unidade de saúde foi encerrada “temporariamente”, por “questões de segurança”, na quinta-feira, dia 15 de dezembro.

“Houve uma articulação com a Junta de Freguesia. O nosso foco é dar segurança aos profissionais de saúde, para que possam prestar os cuidados necessários aos utentes”, salientou, na sexta-feira, Marco Neves.

Segundo o diretor executivo do ACeS Pinhal Litoral, é “importante que os utentes percebam a organização dos serviços” e que os profissionais estão no polo de saúde “para ajudar quem precisa”.

“Há situações que nem sempre são possíveis realizar ou apenas em determinado momento. É importante que haja consciência disso e que estamos disponíveis para colaborar”, sublinhou Marco Neves, ao confirmar não ter sido a primeira vez que os referidos utentes provocaram desacatos, com ameaças e injúrias, causando um sentimento de insegurança não só aos profissionais, mas também aos utentes presentes.

Na semana passada, uma patrulha da GNR foi chamada ao local, por desacatos provocados por uma família, cujos membros são utentes da extensão de saúde, que proferiram várias injúrias aos funcionários, confirmou à Lusa fonte da GNR, acrescentando que a presença dos militares afastou os autores dos alegados desacatos.

A mesma fonte indicou que não se registaram agressões, “apenas injúrias”.

“Nesta sequência, e de modo a manter o serviço de saúde em Santa Eufémia, garantindo a segurança dos profissionais e dos utentes, o executivo da Junta de Freguesia decidiu contratar um serviço de segurança, que estará fisicamente no polo de saúde durante o seu funcionamento”, referiu um email enviado aos fregueses pelo presidente da União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista, na sexta-feira, a que a Lusa teve acesso.

A autarquia acrescentou que o “pagamento deste serviço será assumido pela freguesia”.

A União de Freguesias lamentou ainda a situação e apelou “ao bom senso de toda a população para que algumas atitudes irrefletidas, como o presente caso, não se repitam, pois, para além de colocarem em causa o bom nome da comunidade, prejudicam toda a população da freguesia”.

“A Junta de Freguesia está solidária com os profissionais de saúde que prestam serviço na nossa comunidade e também estamos solidários com a população da freguesia que, de todo, não se revê nos lamentáveis atos de indisciplina, mas que se vê privada do acesso a um bem essencial, como é o acesso à saúde”, concluiu a autarquia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.