Assinar


Desporto

Mais de 220 mil pessoas participaram na Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022

Leiria encerrou na sexta-feira, 6 de janeiro, o projeto que ajudou o desporto do concelho a recuperar dos efeitos da pandemia.

Nuno Santos, presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, e o presidente do município, Gonçalo Lopes, com a distinção entregue à organização de Leiria CML

Mais de 220 mil pessoas participaram na programação da Leiria Cidade Europeia do Desporto em 2022, anunciou o município, que terminou ontem, 6 de janeiro, com a realizaçãoa gala de encerramento, no Teatro José Lúcio da Silva.

Ao todo, nas atividades que integraram a programação, foram contabilizados 393.874 espectadores, tendo colaborado nas múltiplas organizações 8.977 voluntários. Leiria, recorde-se, foi considerada pela ACES Europe – Associação de Cidades Europeias do Desporto a Melhor Cidade Europeia do Desporto de 2022, entre as nove que estavam a concurso.

Na gala que marcou o fim da Cidade Europeia do Desporto 2022, Leiria passou o testemunho a Viana do Castelo, que em 2023 ostenta o título.

Na véspera, o vereador do Desporto do município de Leiria, explicou a importância do projeto, sobretudo para a recuperação dos efeitos da pandemia:

“Termos vindo de um ano de pandemia e sermos CED logo de seguida, foi uma oportunidade bem-sucedida. A taxa de recuperação de atletas, que estavam parados por via da pandemia, foi elevada”, disse Carlos Palheira.

Na maioria das modalidades praticadas no concelho – quase meia centena -, o número de praticantes “está já nos níveis pré-pandémicos e em algumas até bastante acima”.

“Também temos mais sete clubes do que em 2020, aumentámos o ecletismo e mesmo no desporto feminino temos níveis elevados de adesão à prática”, salientou.

Em Leiria, a CED serviu para “ganhar embalagem e recuperar toda a importância que o desporto tem na construção das sociedades e nos vários benefícios para quem o pratica”.

A programação revelou-se “uma montra do que é o desporto e também do que é o desporto na cidade” de Leiria.

E isso permitiu “dar a conhecer a diversidade do desporto”: “Quando as pessoas são expostas ao fenómeno desportivo é mais fácil fazerem uma adesão às práticas”, acrescentou.

Depois da experiência em 2022, Carlos Palheira revelou acreditar que faria sentido avançar um dia com “um projeto intermunicipal” da mesma natureza, que permitisse “alargar a outras áreas e fazer uma partilha de experiências e saberes acumulados com mais pessoas, para desenvolver atividades de outra dimensão”.

Para 2023 e no pós-CED, Leiria fixou dois objetivos principais no desporto.

Primeiro, “fazer com que ainda mais pessoas adiram às práticas desportivas”, mesmo que o concelho “tenha quase o triplo de praticantes da média nacional, que anda à volta dos 20%, enquanto cá temos quase 60% de pessoas ativas”.

Por outro lado, Carlos Palheira considerou importante “continuar a trabalhar para melhorar a perceção social sobre o valor do desporto”.

“O desporto é um pilar absolutamente essencial na estrutura da nossa comunidade. Para os mais jovens, é uma escola de valores; para os menos jovens, é uma escola de saúde e de promoção e contacto social. Ainda há algum preconceito relativamente ao desporto e temos de continuar a trabalhar para minimizar ou até mesmo eliminá-lo de uma vez por todas”, concluiu.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados