Assinar
Cultura

“Ernesto Korrodi – Vi(n)da e obra” apresentado em Leiria

Investigação de José Manuel Teixeira partilhada em livro que promete “novas revelações” sobre o arquiteto suíço que deixou marca no país.

Há um novo livro sobre a marca deixada por Ernesto Korrodi em Portugal – e de que Leiria é privilegiada testemunha.

“Erneste Korrodi – Vi(n)da e obra” recorda o percurso e o património legado pelo arquiteto suíço que se fixou em Portugal, nomeadamente em Leiria, constribuindo para o enriquecimento do urbanismo e edificado nacional.

A edição resulta do trabalho académico de José Manuel Teixeira e configura um trabalho biográfico sobre Korrodi, que procura dar “a conhecer os traços da sua personalidade, a sua ação pedagógica como professor do ensino industrial e formador de artistas escultores”, bem como “os seus estudos histórico-arqueológicos dos monumentos nacionais e a obra arquitetónica realizada”, lê-se numa nota do repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa.

Através de “uma profunda investigação”, que recorreu a consulta e estudo de documentos, correspondência, projetos, livros, jornais e revistas da época, “e que incluiu deslocações à Suíça e à Itália e aos mais recôndidos lugares do país”, José Manuel Teixeira conseguiu chegar a “novas revelações, esclarecimento pormenorizado de factos menos evidentes e retificação de algumas divulgadas imprecisões sobre o percurso de vida e sobre a obra”.

Essa informação está contida no livro que é apresentado este sábado, 18 de março, às 15 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.