Assinar
Sociedade

Duas professoras da região entre os finalistas do “Nobel da Educação”

O Global Teacher Prize Portugal tem um prémio de 30 mil euros e premeia professores com trabalhos de excelência na área da educação.

Já são conhecidos os dez finalistas do Global Teacher Prize, o prémio conhecido como o “Nobel da Educação” e que premeia, anualmente, professores com trabalhos de excelência.

Entre os finalistas a nível nacional, estão duas professoras da região de Leiria: Ana Moniz, docente de Educação Especial no Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, no concelho de Bombarral, que trabalha diariamente com cerca de 126 alunos, numa intervenção mais direta com crianças e jovens com perturbação do espectro do autismo; e Aniceta Pena, professora na Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal, coordenadora pedagógica de um centro qualifica, docente de Português, Área de Integração, Oficina do Conhecimento e tutora do curso profissional Técnico Auxiliar de Farmácia.

Segundo a informação constante na página de internet do prémio, Ana Moniz tem-se vindo a destacar na criação de espaços de aprendizagem ativos e diferenciadores, como uma sala Snoezelen, bem como a dinamização de técnicas multissensoriais. 

“Com a sua prática diária, contribui para que os alunos sejam mais interventivos e empreendedores, que aprendam em instalações físicas apropriadas e sensíveis às deficiências e à igualdade de género, com ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos”, lê-se na descrição.

Já Aniceta Pena destaca-se pela aposta na aprendizagem baseada em projetos, “onde os alunos aprendem através da realização de projetos práticos, estimulando a criatividade e o trabalho colaborativo (…) Os seus alunos constroem um portefólio reflexivo de aprendizagens por competência, que é utilizado como instrumento de avaliação”.

Conheça todos os finalistas aqui.

Esta não é a primeira vez que a região se destaca nesta iniciativa, sendo quem na edição de 2019, Rui Correia, professor em Caldas da Rainha, foi o vencedor do Global Teacher Prize Portugal. Em 2021, Nuno Duarte, docente em Alcobaça, esteve também nomeado para o prémio.

O vencedor ganha 30 mil euros.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados