Assinar
Cultura

Feira do Livro de Leiria arranca no final do mês focada nos mais novos e na sustentabilidade

Domingos Amaral, João Tordo e Maria João Lopo de Carvalho estão entre os autores convidados. Fique a par do programa completo.

A apresentação do evento decorreu esta manhã na Biblioteca Afonso Lopes Vieira Tomás Cardoso

Sob o mote “Com livros somos sustentáveis”, a Feira do Livro de Leiria regressa ao Mercado de Santana de 31 de maio a 4 de junho, com uma programação dedicada a todas as idades, mas com um foco especial nos mais novos.

“Este ano juntamos ao evento a primeira edição de um festival infantil, que decorrerá no jardim Luís de Camões”, anunciou a vereadora da Cultura, Anabela Graça, na apresentação da feira, esta manhã, na Biblioteca Afonso Lopes Vieira.

Segundo a autarca, as crianças vão poder “brincar às profissões, mas de uma forma séria”: “Acreditamos que a vocação profissional se pode começar a trabalhar desde tenra idade”, acrescenta.

Haverá também jogos tradicionais e música, em estreita ligação com a Feira do Livro, a acontecer a poucos passos de distância e que receberá, durante o dia, a visita de várias escolas, garantindo o envolvimento de “todos os alunos do 1.º ciclo” no evento.

De acordo com Anabela Graça, todas as crianças que frequentam o 1.º ciclo do ensino público e privado, no concelho de Leiria, vão receber um voucher de 3 euros para utilizar na compra de livros.

“Pedimos aos livreiros que selecionassem também livros de baixo custo, para que todas as crianças possam sair da feira com um livro”, adiantou.

No que diz respeito à literatura, os mais novos poderão assistir, no Mercado de Santana, à apresentação dos livros “A mãe é minha!” e “O pai é meu!”, no dia 31 de maio, pela voz do ilustrador Paulo Galindro.

No dia seguinte é a vez da artista Rita Redshoes subir ao palco para um concerto pedagógico – “Rita e a Floresta dos Legumes” – em que incentivará a alimentação saudável junto das crianças, entre muitas outras sugestões dedicadas ao público infantojuvenil.

É também no decorrer da Feira do Livro que acontece a 9.ª edição do “Crianças ao Palco”, com “as 14 melhores vozes do concelho” a atuar na praça Rodrigues Lobo.

Exposição da GEOTA sensibiliza para causa das florestas

Dedicada à sustentabilidade, nesta edição da Feira do Livro o tema é trabalhado em conjunto pelo Município e o GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, numa exposição que fala sobre a reflorestação das florestas.

“Renature: Restauro Florestal em Portugal” é uma mostra que resulta de um conjunto de projetos de reflorestação de áreas ardidas desenvolvidas pelo GEOTA em todo o país, incluindo no concelho de Leiria.

“Estamos a reflorestar cerca de 10% da Mata Nacional de Leiria, mas isso não chega”, alerta Miguel Jerónimo, elemento do grupo, explicando que “após um incêndio é possível e deve-se fazer algo para recuperar as paisagens e torná-las mais resilientes às alterações climáticas e outras catástrofes”.

Aberta a todas as idades, a exposição explica como é que acontece a reflorestação de uma floresta. No final, as crianças são convidadas “a desenhar a floresta dos seus sonhos”.

Este ano, a Feira do Livro conta com a participação das oito livrarias do concelho – Americana, Arquivo, Bertrand, Boa Leitura, FNAC, Gráfica de Leiria, Letras e Livros e Note -, estando representadas mais de 50 editoras.

Para as sessões de autógrafos estão confirmados 12 autores locais, além de outras figuras nacionais da literatura.

Do programa destaca-se ainda, a 1 de junho, a comemoração dos 50 anos do jornal Expresso com uma sessão, às 17 horas, dedicada à liberdade de imprensa, promovida pelo jornal, a Comissão de Comemoração dos 50 anos de 25 de Abril de 1974 de Leiria e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria.

Ana Isabel Marques, Domingos Amaral, João Tordo, Anselmo Borges, Isabela Figueiredo e José Carlos de Vasconcelos são alguns dos autores convidados.

A estes junta-se Madalena Matoso, Maria João Lopo de Carvalho, Paulo Galindro e Teresa Carvalho.

Programa

31 de maio (quarta-feira)

  • 10 horas Inauguração – palco
  • 10h05 Inauguração da Exposição do GEOTA “Renature: Restauro Florestal em Portugal” – Galeria do Mercado Santana – Centro Cultural
  • 10h15 llustrador Paulo Galindro (apresentação dos livros “A mãe é minha! e “O pai D meu!”) – palco
  • 14 horas Ilustrador Paulo Galindro (apresentação dos livros “A mãe é minha!” e “O pai é meu!”) – palco

1 de junho (quinta-feira)

  • 10 horas Iustradora e Escritora Madalena Matoso (apresentação dos livros “Por exemplo uma rosa” e “Desenha tudo o que quiseres”) – palco
  • 11 horas Artista Rita Redshoes com “Rita e a Floresta dos Legumes” – palco
  • 14 horas Ilustradora e Escritora Madalena Matoso (apresentação dos livros “Por exemplo uma rosa” e “Desenha tudo o que quiseres”) – palco
  • 15 horas Artista Rita Redshoes com “Rita e a Floresta dos Legumes” – palco
  • 15h30 Sessão do “Expressinho”, com Madalena Diogo – Jardim Luís de Camões
  • 17 horas Sessão sobre liberdade de imprensa – Jornal Expresso e Comissão da Comemoração dos 50 anos do 25 abril de 1974 em Leiria e ESECS – palco

2 de junho (sexta-feira)

  • 10 horas Escritora Ana Isabel Marques (apresentação dos livros “Festa das letras” e “O rei e o piolho”) – palco
  • 14 horas Escritora Ana Isabel Marques (apresentação dos livros “Festa das letras” e “O rei e o piolho”) – palco
  • 21 horas Escritora Maria João Lopo de Carvalho (apresentação do livro “As revolucionárias”) – palco
  • 22 horas Momento musical com Soraia Morais – concorrente do The Voice Portugal – palco

3 de junho (sábado)

  • 9h30 às 13h30 Oficina “A arte da ficção” com O Escritor João Tordo – Auditório Manuel Artur dos Santos, Mercado de Santana (inscrição obrigatória)
  • 14 horas às 23 horas Espaço Autores de Leiria – Sessões de autógrafos
  • 16 horas Escritora Isabela Figueiredo (apresentação do livro “Um cão no meio do caminho” – palco
  • 17h30 Entrega de Prémios do Concurso de llustração de Contos Infantis – palco
  • 19 horas Momento musical com Inês Apenas – Finalista do Festival da Canção 2023- palco
  • 21 horas Momento GRADIVA Conversa sobre os centenários de Eugénio de Andrade, Natália Correia e Eduardo Lourenço – Teresa Carvalho (crítica literária, ensaísta e professora), José Carlos de Vasconcelos (diretor do Jornal de Letras, Artes e Ideias) e Anselmo Borges (padre católico, professor universitário e ensaísta) – palco

4 de junho (domingo)

  • 14 horas às 19 horas Espaço Autores de Leiria – Sessões de autógrafos
  • 15 horas Sessão de autógrafos com a Autora Bárbara Marrucho (apresentação do livro “Plano para uma barriga feliz”) – Americana
  • 16 horas Escritor Domingos Amaral (apresentação do livro “As sete marias que matavam franceses”) – palco

31 de maio a 2 de junho

  • 10 horas às 17 horas Animação no recinto a cargo da “Animoeste”

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados