Assinar


Saúde

DGS recomenda muita água, protetor solar e chapéu de abas largas nos próximos dias

Com a previsão de temperaturas acima dos 30ºC, os serviços de Saúde Pública recomendam várias medidas de proteção

As previsões apontam para prolongamento de tempo quente e seco até quarta-feira

A previsão da subida das temperaturas máximas na região Centro nos próximos dias, que poderão oscilar entre os 33º e os 40ºC, levou a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) a alertar a população para a adoção de medidas de proteção e particular atenção à hidratação.

Além de recomendar um especial cuidado com as pessoas mais vulneráveis aos efeitos do calor, como idosos, crianças, doentes crónicos, grávidas, doentes internados, pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida, a ARSC aconselha aos praticantes de atividade física no exterior e aos participantes nos eventos da Jornada Mundial da Juventude a procurar, sempre que possível, ambientes frescos e arejados ou climatizados.

Sendo a hidratação uma questão primordial, recomenda a ingestão de pelo menos 1,5 litros de água por dia, e beber água ao longo do dia, mesmo sem sede, além de sumos de fruta natural sem adição de açúcar.

Já o consumo de bebidas alcoólicas, que fazem aumentar as necessidades hídricas, ou de bebidas refrigerantes é de evitar, alerta.

As refeições devem ser preferencialmente leves e frescas e a aplicação de protetor solar com fator igual ou superior a 30 de duas em duas horas essencial para uma maior proteção da eventual exposição ao sol.

Utilizar chapéu de abas largas, roupas claras, largas e frescas, bem como óculos de sol com proteção ultravioleta, escolher as horas de menor calor para grandes deslocações e fazer pausas frequentes durante o dia para descanso integram ainda a lista das medidas de prevenção.

É ainda sugerido o encerramento de portadas e persianas de casa durante o dia e a abertura de janelas durante a noite de modo a favorecer o seu arrefecimento.

Alerta amarelo para os incêndios rurais

O agravamento da situação meteorológica nos próximos dias e o prolongamento do tempo quente até quarta-feira motivou um apelo do Governo à população no sentido de redobrarem de cuidados de prevenção face ao perigo de incêndios, evitarem o uso de fogo nos espaços florestais e rurais e seguirem os conselhos de hidratação da Direção-Geral da Saúde.

“As condições meteorológicas que vamos ter nos próximos dias ditam-nos que qualquer pequena ocorrência poderá tornar-se numa grande ocorrência. Haverá uma mudança no quadro meteorológico com um aumento da temperatura e uma redução dos níveis de humidade”, disse a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, esta quinta-feira, em conferência de imprensa.

Já André Fernandes, comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), antecipou dias com “vento mais seco em todo território”, com humidade nos 30% e subida gradual das temperaturas máximas, que poderão “atingir os 40ºC em várias zonas do país”.

Devido ao aumento do risco de incêndios rurais nos próximos dias, André Fernandes explicou que foi decidido manter o estado especial de alerta no nível amarelo para os incêndios rurais e as medidas para operacionalização na região de Lisboa e Vale do Tejo, com reforço de dois corpos de bombeiros, tendo um acréscimo de 150 operacionais.

O comandante da ANEPC indicou que os operacionais estarão em pontos estratégicos, em Abrantes e Almeirim, no distrito de Santarém.

Segundo André Fernandes, haverá reforço do efetivo disponível da força especial da Proteção Civil da GNR, com aumento do estado de prontidão.

“Foi solicitado ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para as suas equipas, de sapadores, brigadas ou as forças especiais de bombeiros, passarem a deixar de fazer ações de silvicultura e passarem a estar dedicadas às ações de vigilância”, acrescentou.

A ANEPC também irá preposicionar os bombeiros em todo país em pontos estratégicos já definidos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados