Assinar
Saúde

Centro Hospitalar de Leiria ganha Unidade Funcional de Hematologia

A unidade está em funcionamento desde ontem e tem como função realizar a triagem da consulta de Hematologia Clínica e Hemato-Oncologia.

Está em funcionamento desde ontem, dia 1, a nova Unidade Funcional de Hematologia do Centro Hospitalar de Leiria.

Integrada no Serviço de Sangue e localizada no piso 2 no Hospital de Dia Polivalente do Hospital de Santo André, a unidade procura responder às necessidades específicas dos doentes hematológicos e hemato-oncológicos, “fomentar a autonomia e a qualidade de vida” dos doentes e promover o “acesso atempado com redução do tempo de espera para a consulta externa e tratamentos”, lê-se em nota de imprensa.

O espaço conta com duas assistentes hospitalares de Hematologia Clínica, profissionais de enfermagem, assistentes operacionais e assistentes técnicas.

Esta unidade tem a função de realizar a triagem da consulta de Hematologia Clínica e Hemato-Oncologia, fazer o diagnóstico e o tratamento de doentes adultos com patológicas hematológicas benignas e com patologias hemato-oncológicas.

Note-se que a hematologia clínica é a especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento de doenças do sangue, da medula óssea e dos órgãos linfoides.

“O aumento crescente da complexidade de casos, os avanços tecnológicos nos diagnósticos destas doenças, associado ao aumento da expectativa de vida desta população exige uma célere resposta desta especialidade médica, quer a nível diagnóstico, quer a nível terapêutico para definir e implementar o melhor tratamento”, explica Raquel Lopes, assistente hospitalar de Hematologia Clínica e coordenadora da Unidade Funcional de Hematologia, citada em comunicado.

“Os tratamentos mais recentes deixam a esperança da possibilidade de cura em alguns doentes, nomeadamente com a utilização de imunoterapia e/ou quimioterapia, em associação com a transplantação de medula óssea”, acrescenta.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados