Assinar
Desporto

Matilde Nave e Letícia Silva trabalham qualificação para Europeu ao serviço da seleção sub17

Equipa das Quinas vai ter três jogos: Chéquia (25 de outubro), Bósnia e Herzegovina (28 de outubro) e Espanha (31 de outubro), em encontros marcados para Fafe e Guimarães.

Matilde Nave participa no seu primeiro apuramento para um Europeu. FPF

A seleção nacional sub17, de futebol feminino, começou segunda-feira os trabalhos na Cidade do Futebol, para preparar a primeira ronda de apuramento para o Europeu 2024 e conta com duas atletas da região de Leiria entre o lote de convocadas: Matilde Nave e Letícia Silva.

Formada na Academia CCMI, com apenas 15 anos, Matilde Nave atua agora na equipa B do Sporting. Em declarações ao site da Federação garante que a seleção “não podia estar mais coesa”.

“Estes dias em estágio são muito felizes. Somos muito amigas e solidárias, dentro e fora de campo, e gostamos muito de estar na Seleção. Temos trabalhado juntas em vários estágios e os nossos professores [equipa técnica liderada por Carlos Sacadura] organizam atividades para reforçarmos o espírito de grupo. A equipa não podia estar mais coesa”, assegurou.

A aproximação da estreia competitiva – o primeiro jogo é dia 25 – é um fator de motivação para a centrocampista (e não só). “Vai ser o meu primeiro apuramento para uma prova grande. Fiz jogos internacionais nas sub16, mas este contexto é mais exigente. São jogos que nos podem conduzir a um Europeu e isso mexe comigo”, explicou.

“Mais do que ansiosa pela estreia, estou muito motivada”, acrescentou a atleta, que se diz inspirada pelas jogadoras Brenda Pérez e Cláudia Neto. “Identifico-me com a forma de jogar da Brenda e admiro o talento e a disponibilidade que a Cláudia Neto tem para ajudar as jogadoras mais jovens do clube. São dois exemplos para mim”, disse.

No entanto, Matilde Nave não é a única representante da região.

Pela terceira vez, a médio Letícia Silva foi chamada aos trabalhos da seleção nacional feminina sub17, que se prolongam até 31 de outubro.

A jogadora do GD Ilha, com 16 anos, atua na equipa sénior, que este ano conseguiu o apuramento para a II divisão nacional, e soma já cinco chamadas às seleções sub16 e duas em sub17. Na última jornada do campeonato, as duas jogadoras defrontaram-se com a vitória a sorrir ao Sporting (1-7).

A equipa, orientada por Carlos Sacadura, está concentrada na Cidade do Futebol até dia 21, saindo depois para Guimarães, onde permanecerá ao longo desta primeira fase de apuramento.

Nesta primeira ronda de elite de acesso ao Campeonato da Europa feminino sub17 de 2024, Portugal enfrenta as congéneres da Chéquia (25 de outubro), Bósnia e Herzegovina (28 de outubro) e Espanha (31 de outubro), em jogos marcados para Fafe e Guimarães.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.