Assinar


Cantinho dos Bichos

Guinness World Records retira ao Bobi o título de “Cão mais velho do mundo”

A instituição iniciou em novembro passado uma investigação a todas as distinções atribuídas nas categorias de “cão mais velho do mundo” e “cão mais velho vivo”.

JM

O Guinness World Records (GWR) tornou pública esta quinta-feira, 22 de fevereiro, a decisão de retirar o título de “cão mais velho do mundo” ao Bobi, o cão que vivia nos Conqueiros, no concelho de Leiria, e que faleceu em outubro passado.

A instituição iniciou em novembro passado uma investigação a todas as distinções atribuídas nas categorias de “cão mais velho do mundo” e “cão mais velho vivo”, altura em que um grupo de veterinários internacionais questionou a longevidade do patudo.

Num comunicado publicado na sua página de internet, o GWR afirma que “já não possui as provas necessárias” para apoiar a atribuição do título ao cão.

O patudo leiriense recebeu os títulos em fevereiro de 2023, ao atingir 30 anos de idade, segundo o tutor, Leonel Costa, de Leiria. Viria a morrer aos 31 anos e 5 meses, devido a um tumor perianal.

“Uma das provas centrais do Bobi eram os dados do microchip provenientes do banco de dados do Governo português, o SIAC, que, ao que parece, quando foi atribuído o microchip em 2022, não exigia prova de idade para cães nascidos antes de 2008”, explica Mark McKinley, diretor de recordes do GWR, citado em comunicado.

“Com a declaração veterinária adicional fornecida como prova para a idade do Bobi, também citando os dados do microchip, ficamos sem provas conclusivas que possam definitivamente comprovar a data de nascimento de Bobi”, acrescenta.

Na mesma nota, o responsável adianta que, “neste momento, simplesmente não podem manter o Bobi como detentor do recorde”.

A instituição garante estar disponível para avaliar novas provas. “O proprietário do Bobi foi informado das conclusões da investigação”, completa o GWR.

O REGIÃO DE LEIRIA tentou contactar o dono do cão, Leonel Costa, mas sem sucesso até à hora de publicação desta notícia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.