Assinar
Legislativas 2024

Até ao meio-dia votaram 25,21% dos eleitores, mais do que em 2022

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Administração Interna.

Joaquim Dâmaso

Os dados divulgados há pouco pelo Ministério da Administração Interna revelam que até às 12 horas deste domingo, a afluência de votantes às urnas cifrava-se nos 25,21%.

A percentagem de votos é superior à registada em 2022, ano em que até ao meio-dia tinham votado 23,27% dos eleitores. Já no dia 6 de outubro de 2019, antes da pandemia, a afluência média às urnas à mesma hora estimava-se em 18,83% dos eleitores.

Concorrem a estas eleições legislativas antecipadas 18 forças políticas, menos três do que nas eleições de 2019 e 2022.

A Nova Direita é o único partido estreante neste ato eleitoral, juntando-se a PS, Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM), Chega, IL, BE, CDU (PCP/PEV), PAN, Livre, Nós, Cidadãos!, Alternativa 21 (MPT/Aliança), ADN, PTP, RIR, JPP, Ergue-te, MAS, Volt Portugal e PCTP/MRPP.

Dois deputados, um ex-presidente da câmara e um pescador concorrem aos dez mandatos do círculo eleitoral de Leiria. Recorde-se que nas eleições legislativas de 2022 o PS ganhou o círculo de Leiria com 35,73% dos votos, elegendo cinco deputados, o PSD obteve 34,68% e elegeu quatro representantes e o último deputado por Leiria foi eleito pelo Chega, com 8,02% dos votos.

Fonte da CNE disse à Lusa que a votação para as eleições legislativas de hoje, que se iniciou às 8 horas, está “na generalidade do país a acontecer com normalidade”.

Pelas 11h30, o porta-voz da CNE, Fernando Anastácio, referiu que “não tem reporte de qualquer situação anómala”, estando o procedimento eleitoral a decorrer “com toda a normalidade, com questões e dúvidas que se vão colocando ao longo do dia, mas nada de transcendente, umas reclamações ou outras de alguns cidadãos” que estão a ser analisadas e tratadas.

As mesas de voto encerram às 19 horas.

(Notícia atualizada às 14h20 de 10 de março de 2024, com a indicação de que a ida às urnas está a acontecer com normalidade)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados