Assinar
Leiria

Soutocico volta a enterrar bacalhau a 6 de abril

Tradição junta 300 figurantes que percorrem as ruas do Soutocico numa representação teatral. Em simultâneo decorre o Festival Gastronómico do Bacalhau.

CML

Faltam menos de duas semanas para o cortejo fúnebre que acontece em Soutocico, freguesia do Arrabal, no concelho de Leiria, a cada quatro anos, e que é uma tradição cultural, de caráter popular e humorístico, a que se junta um festival gastronómico.

O “Enterro do Bacalhau” junta mais de 300 figurantes, amadores, que percorrem as principais ruas do Soutocico num cortejo fúnebre, ao som da marcha fúnebre de Chopin e de cânticos de padres, freiras, varinas e pescadores.

Os ensaios já começaram e por estes dias ultimam-se os preparativos para a “grande noite”, numa organização promovida pelo Clube Recreativo e Desportivo do Soutocico, que envolve toda a população da aldeia, com cerca de 1.500 habitantes. 

Às 18 horas do dia 6 de abril, tem início o Festival Gastronómico do Bacalhau, no pavilhão da coletividade, e pelas 21 horas começa o Teatro de Rua, com inicio junto à sede do clube.

Ao longo de cerca de 1,5 km, todos os intervenientes no cortejo encaminham-se para a cova onde será sepultado o “fiel amigo do povo” ao som de cânticos e do choro das carpideiras, com três paragens para declamação de três sermões. A peça termina com o Julgamento do Judas.

“Os preparativos são muitos e exigentes, mas a vontade de levar mais longe o nome de toda uma população é o bastante para que todo o lugar se una e ponha mãos à obra; cada um com uma missão específica e todos com um e o mesmo objetivo”, partilha a organização, que realiza o evento desde 1992 a cada quatro anos.

Ao mesmo tempo decorre o Congresso/Festival Gastronómico do Bacalhau. Bacalhau assado, pastéis de bacalhau e pataniscas de bacalhau são alguns dos pratos servidos com batata e grão, migas ou sarrabulho.

Em 2020, devido à pandemia o Enterro do Bacalhau não se realizou, mas o festival Enterro do Bacalhau foi um dos finalistas regionais das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia / Rituais e Costumes, um concurso da RTP.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.