O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou hoje a lista de 43 secretários de Estado proposta pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, para o XXV Governo Constitucional, e entre os nomes apresentados há dois com ligações à região de Leiria.
De acordo com uma nota publicada hoje à noite no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu do primeiro-ministro a proposta do conjunto de secretários de Estado, que aceitou.
João Moura, deputado eleito pelo círculo de Santarém e presidente da Assembleia Municipal de Ourém, volta a assegurar a pasta de secretário de Estado da Agricultura, tal como fizera no XXIV Governo Constitucional.
Uma das novidades nas nomeações é a escolha de Rui Rocha, de Ansião. O antigo deputado e autarca de Ansião, é também vice-presidente do PSD e foi um dos escolhidos por Luís Montenegro para ocupar o lugar de secretário de Estado da Proteção Civil, dadas as suas ligações ao sector, nomeadamente como presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ansião e presidente da direcção da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria.
Outro dos novos nomes deste governo é o leiriense Tiago Macieirinha, que será secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros. Tem 43 anos, é doutorado em Direito e professor universitário nas áreas do Direito e do Contencioso Administrativo, do Direito Constitucional e do Direito da Saúde, tendo sido assessor jurídico do primeiro ministro nos XIX e XX Governos Constitucionais.
O Presidente da República deu hoje posse ao primeiro-ministro e aos 16 ministros do XXV Governo Constitucional, o segundo executivo PSD/CDS-PP chefiado por Luís Montenegro.
A posse dos secretários de Estado está marcada para sexta-feira, às 12 horas, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
(Atualização a 12 de junho de 2025, com a informação referente ao secretário de Estado Tiago Macieirinha)