Assinar
Leiria

Presidentes de Junta do PS defendem liderança de Gonçalo Lopes e elogiam-lhe o dinamismo e competência

A reação dos presidentes de Junta surge depois de o anterior presidente do município, Raul Castro, ter feito uma avaliação negativa da gestão de Gonçalo Lopes.

Dinamismo, proximidade, competência e a capacidade de mobilização. É desta forma que os presidentes de Junta do concelho de Leiria, eleitos pelo PS, avaliam a gestão de Gonçalo Lopes na presidência da Câmara de Leiria.

“Neste ano de exercício de Gonçalo Lopes, marcado por uma pandemia que revolucionou as prioridades do poder autárquico, registamos o dinamismo, a proximidade, a competência e a capacidade de mobilização, que nos tranquilizam e dão garantias de estar cabalmente à altura do desafio que é gerir o município de Leiria”, apontam os autarcas de freguesia do PS.

A tomada de posição surge num comunicado divulgado esta sexta-feira.

A reação dos presidentes de Junta surge depois de o anterior presidente do município e atual deputado socialista no Parlamento, Raul Castro, ter feito, em entrevista ao REGIÃO DE LEIRIA, uma avaliação negativa da gestão de Gonçalo Lopes.

Castro aponta falhas ao seu sucessor, lamenta o abandono de projetos como o Pavilhão Multiusos e a intervenção na avenida Heróis de Angola e acusa Gonçalo Lopes de “exercícios inadequados de legitimação do poder”.

 “Gonçalo Lopes tem manifestado, de forma constante, um espírito colaborativo com as Juntas de freguesia, valorizando sistematicamente as suas dificuldades por serem o espelho dos anseios e das necessidades dos cidadãos”, aponta o comunicado desta sexta-feira.

Os autarcas eleitos pelo PS lembram que “a situação atual não é uma situação de normalidade, obrigando o Presidente da Câmara Municipal a tomar decisões tendo em consideração a inevitabilidade associada a um momento desafiador”.

A tomada de posição dos presidentes de junta surge um dia depois de o presidente da Federação Distrital PS ter tornado pública a defesa do atual presidente da Câmara de Leiria. “Estou certo que será candidato e será vencedor das autárquicas de 2021 no concelho Leiria”, referiu Walter Chicharro.

“Tenho plena confiança que os Leirienses avaliam de forma muito positiva o trabalho de Gonçalo Lopes”, reforçou.

Já os presidentes de junta tornaram público, em comunicado, que “avaliam positivamente a liderança de Gonçalo Lopes”. No documento, o atual quadro pandémico e a forma como é enfrentado pelo atual líder do município, é sublinhada.

A crise sanitária, “que prevê uma consequente crise económica, requer uma ação musculada na sua mitigação”, defendem os presidentes de Junta que consideram que “Gonçalo Lopes, envolvendo as Juntas de freguesia na sua ação, tem apresentado preocupação no reforço dos recursos em prol de novas prioridades, fortalecendo, assim, o seu espírito de responsabilidade enquanto cidadão e, sobretudo, enquanto autarca”.

Os autarcas do PS asseguram que “não desvalorizam o projeto de uma década”, mas recordam: “defendem ser fundamental repensar as prioridades em prol dos cidadãos”. “Os autarcas reconhecem a existência de necessidades básicas não satisfeitas no concelho e num momento de incerteza futura, Gonçalo Lopes tem sabido adaptar a sua liderança”, consideram.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados