O Centro de Diálogo Intercultural de Leiria (CDIL) celebra este fim de semana o 8.º aniversário e a festa reserva uma novidade há muito esperada. No sábado, 26 de julho, a Casa dos Pintores reabre após obras de reabilitação, com uma nova museografia. Um problema estrutural obrigou a fechar o edifício, em 2019, e o espaço voltará a receber a visita do público.
A casa é conhecida, indica o CDIL, pela “grande quantidade de artistas que retrataram a sua fachada”, da qual se destaca a varanda com balaustrada em madeira. De origem medieval, situada junto ao antigo Largo dos Banhos, é “um dos raros edifícios que testemunham a arquitetura de habitação mais antiga do centro histórico” e um dos mais emblemáticos desta zona de Leiria.
Em tempos idos, o piso térreo terá sido uma loja, uma mercearia, uma barbearia e uma taberna. Já os pisos superiores foram utilizados para habitação e instalação de oficinas domésticas.
Os trabalhos de reabilitação da Casa dos Pintores arrancaram em novembro de 2022 e implicaram um investimento de 159.600 euros do Município.
A programação do aniversário do CDIL acontece também na Igreja da Misericórdia, com o concerto El legado de Sefarad, pelo Ensemble Musicantes, no sábado (21h30). O projeto pretende recuperar e divulgar a herança do final da Idade Média e o início do Renascimento e recuperar os instrumentos utilizados na época.
No domingo, acontece o workshop “As pedras da Igreja da Misericórdia” (10h30), em que os participantes receberão uma amostra de uma rocha, mineral ou fóssil e terão de procurar, no edifício, algo semelhante. Anabela Quintela Veiga, do Politécnico de Leiria, e Hugo Rodrigues irão orientar a atividade.
A participação nas atividades é gratuita. O CDIL integra a Igreja da Misericórdia e a Casa dos Pintores.